Redação Pragmatismo
Saúde 04/Jun/2021 às 16:48 COMENTÁRIOS
Saúde

Vídeo vazado mostra como atuava o 'gabinete paralelo' da Saúde

Publicado em 04 Jun, 2021 às 16h48

Vídeo mostra reunião de 'Ministério da Saúde paralelo' no Planalto. Participam do encontro os principais negacionistas do Brasil, que parecem orientar Bolsonaro sobre os rumos que o governo deve tomar em relação à pandemia. Demonizar vacinas é uma das sugestões

gabinete paralelo da saúde

O vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto ocorrida em setembro de 2020 reforça a suspeita da CPI da Covid sobre a existência de um “gabinete paralelo” de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

A CPI investiga a existência do “gabinete paralelo” e se os conselhos dados a Bolsonaro contrariaram a ciência e prejudicaram o combate à pandemia no país.

Na prática, o Ministério da Saúde estaria servindo apenas de fachada, pois o presidente estaria seguindo as orientações do ‘gabinete paralelo’ para agir diante da pandemia.

Aparecem nas imagens o negacionista Osmar Terra, defensor da cloroquina e entusiasta da ‘imunidade de rebanho’. Nise Yamaguchi também está presente, além de outros nomes anti-vacina e favoráveis ao ‘tratamento precoce’.

Os profissionais apresentam a Bolsonaro opiniões contrárias às vacinas e favoráveis à hidroxicloroquina, remédio que comprovadamente não tem eficácia contra a Covid.

Em determinado momento, Zanoto propõe e criação de um “shadow cabinet” (gabinete das sombras em tradução literal) para aconselhar o governo sobre a pandemia.

“Eu gostaria de ajudar o Executivo a montar um ‘shadow board’, como se fosse um ‘shadow cabinet’, esses indivíduos não precisam [ser] expostos, digamos assim”, afirmou Zanoto para Bolsonaro na reunião.

Um pouco antes, o virologista apresentou ao presidente opiniões duvidando das vacinas contra a Covid. Ele diz que é preciso tomar “extremo cuidado” e que o Brasil “talvez não” deva ter vacinas contra a doença:

“Com todo respeito, eu acho que a gente tem que ter vacina, ou talvez não, porque o grande problema do coronavírus é que eles têm, intrinsicamente, problemas no desenvolvimento vacinal”, afirmou o médico.

O conselho do médico é criminoso, tendo em vista que já ficou comprovado que a vacina é a única forma de salvar vidas humanas e acabar com a pandemia.

Zanoto também revelou na reunião que Arthur Weintraub, irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, fazia a interlocução entre os profissionais do aconselhamento paralelo e o presidente Jair Bolsonaro. A participação de Arthur no aconselhamento ao presidente é tema da CPI.

VÍDEOS:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS