Redação Pragmatismo
Notícias 16/Jun/2021 às 08:07 COMENTÁRIOS
Notícias

Nem 12 mil nem 1 milhão: vídeo mostra número exato de motos em ato bolsonarista

Publicado em 16 Jun, 2021 às 08h07

Ao contrário do que informamos anteriormente, a 'motociata' de Jair Bolsonaro não reuniu 12 mil motos. Vídeo com registro da câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego fez a contagem exata

motociata bolsonaro

Imagens da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgadas nesta segunda-feira (15) mostram que ‘motociata’ liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último sábado em São Paulo reuniu cerca de 6253 motos.

O vídeo (assista abaixo), disponibilizado pelo canal “Análise de vídeos”, analisou as imagens da Marginal Pinheiros por 16 minutos.

Na análise, há uma “compensação” — para mais — de eventuais falhas de contagem, que serve como uma margem de erro. A técnica para contar o número de motos muito próximas uma das outras foi feita através de “marcação com cores”, que é uma inteligência artificial.

O número trazido pelo vídeo fica abaixo dos divulgados pelo Governo de São Paulo e repercutido pelo Pragmatismo Político, que disse que cerca de 12 mil motos participaram do evento.

O dado também fica muito abaixo do divulgado por apoiadores do presidente Bolsonaro, que divulgaram em redes sociais que o evento teria reunido cerca de 1,3 milhão de motocicletas e que o livro de recordes Guinness World Record teria classificado como “a maior do mundo”.

Zambelli publicou em sua página no Twitter um vídeo no qual aparece na concentração do evento. Na publicação, ela afirma que participaria da “maior motociata do mundo” e que “o nosso presidente pode entrar para o Guinness Book”. Já Bia Kicis republicou postagem de um seguidor de Bolsonaro afirmando que o evento contou com 1.324.523 motocicletas e que o presidente “bateu o recorde mundial de ‘motopasseata’ da história”.

O próprio Guinness Book precisou se manifestar e disse que a informação é falsa. Além disso, o número mirabolante divulgado pelos bolsonaristas é maior do que toda a frota de motocicletas de São Paulo, que é de 1.217.655.

ASSISTA:

Recomendações

COMENTÁRIOS