Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Jun/2021 às 08:06 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Marcelo Freixo anuncia saída do PSOL após 16 anos de partido

Publicado em 11 Jun, 2021 às 08h06

Marcelo Freixo era filiado ao PSOL desde a fundação do partido, em 2005. Comunicado do deputado foi feito na manhã desta sexta-feira nas redes sociais

freixo Lula
Freixo se reuniu com Lula no Rio nesta quinta-feira (10) para articular candidatura ao governo do Rio pelo PSB Foto: Reprodução

O deputado federal Marcelo Freixo anunciou na manhã desta sexta-feira (11) a sua saída do PSOL, partido pelo qual era filiado desde a fundação, em 2005.

Em uma mensagem no Twitter, Freixo diz que a “decisão foi longamente amadurecida” e que, apesar do fim do ciclo de 16 anos, tem a certeza que “seguirá na mesma trincheira [do que o partido] de defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo brasileiro”.

O deputado não anunciou o novo partido, mas segundo o jornal O Globo, Freixo se filiará ao PSB para concorrer ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.

Na mensagem, Freixo diz que as eleições de 2022 “serão um plebiscito nacional sobre a Constituição de 1988. “Por isso nós democratas não temos o direito de errar: do outro lado está a barbárie da fome, da morte e da devastação”, escreveu.

Ele ainda disse que é “dever histórico” derrotar Bolsonaro nas urnas. O deputado tem se notabilizado como um dos principais oposicionistas do Governo Federal no Congresso.

O anúncio de Freixo ocorre um dia depois de um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva em uma indicação de que apoiará o ex-presidente nas eleições presidenciais de 2022, com a possibilidade de receber o apoio do PT a sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro.

Além de Lula, participaram do encontro políticos fluminenses do campo da esquerda como os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (PSB) e o deputado estadual André Ceciliano (PT). A presidente do PT, Gleisi Hoffman, também participou do encontro.

Recomendações

COMENTÁRIOS