Redação Pragmatismo
Política 18/Jun/2021 às 15:08 COMENTÁRIOS
Política

Flávio Dino anuncia saída do PCdoB após 15 anos de partido

Publicado em 18 Jun, 2021 às 15h08

Flávio Dino, governador do Maranhão, anuncia saída do PCdoB. No partido desde 2006, político afirma que continuará lutando por "ciclo de conquistas sociais para o Brasil"

Flávio Dino anuncia saída PCdoB anos partido psb
Flávio Dino (Imagem: Gilson Teixeira)

Luiz Calcagno e Jonatas Martins, Correio Braziliense

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou que irá se desfiliar do PCdoB. A informação foi publicada nas redes sociais do político na tarde desta quinta-feira (17). Publicamente, Dino, que está no segundo mandato à frente do estado, desejou êxito à legenda, na caminhada “em defesa de uma Pátria Livre e Justa”.

Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando. Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil“, postou Dino.

A expectativa é de que Dino se filie ao PSB O governador já vinha participando de sucessivos encontros com o presidente do partido, Carlos Siqueira. O último deles ocorreu há cerca de 15 dias.

Leia também: “Esquerda deve se unir ao centro para derrotar Bolsonaro em 2022”, defende Flávio Dino

O governador do Maranhão também escreveu uma carta à presidente do PCdoB, Luciana Santos, onde ele declara que tem “visões diferentes” sobre o caminho que o partido vem tomando. O texto, no entanto, foi escrito em tom de rompimento cortês.

Registro minha gratidão pela fraterna convivência por 15 anos“, escreveu o governador. “Os motivos dessa decisão já foram apresentados às instâncias partidárias, reiteradamente. Meu apreço pelo PCdoB e pela sua militância me impõe respeitar ritmos e processos internos em relação aos quais tenho visões diferentes. Desejo êxito ao PCdoB na sua caminhada com a qual, em larga medida, sigo convergindo, em defesa de uma pátria livre e justa“, afirma Dino no texto.

O governador encerra a carta fazendo referência ao governo Bolsonaro. “Derrotar o projeto antinacional e antipopular que se instalou no Brasil é tarefa central e emergencial, que seguirá nos unindo sempre“, afirmou.

Siqueira disse ao Correio que há a expectativa de filiação de Flávio Dino, mas não há data definida. Ele também admitiu que conversa com outros parlamentares, de diversos partidos, mas não entrou em detalhes sobre nomes e legendas.

A saída

O anúncio acontece no mesmo dia em que o governo maranhense divulgou que Alcântara (MA) é a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada com pelo menos a primeira dose pelo Programa Nacional de Imunização.

Esperança vencendo as trevas e a tristeza“, escreveu o governador nas redes sociais. A marca foi possível porque o município é formado, em sua maioria, por grupos quilombolas, grupo prioritário da vacinação contra a covid-19.

Pelo partido, Flávio Dino também foi deputado federal em 2007. Em 2010, desistiu da reeleição e concorreu ao governo do Maranhão, sendo derrotado por Roseana Sarney. Sem mandato, Flávio Dino foi nomeado para o cargo de presidente da Embratur. Em 2014, foi novamente candidato e conseguiu se eleger ao governo do estado. Nas eleições de 2018, o político foi reeleito.

O deputado Marcelo Freixo, que deixou o PSol para concorrer ao governo do Rio de Janeiro em 2022, também irá se filiar ao PSB. A solenidade ocorrerá em 22 de junho, às 11h. Ele anunciou a saída em 11 de junho último. Como Dino, Freixo destacou que encerra um ciclo e que seguirá “na mesma trincheira de defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo brasileiro“.

Reações

A saída de Dino da legenda gerou reações entre políticos e eleitores. Orlando silva (PCdoB-SP), deputado federal e ex-ministro do Esporte, comentou: “Com emoção, vivi momentos sensíveis, pra ele e pra mim. Triste com a saída do PCdoB! Partido Comunista é como um trem, tem um destino. Avante, camaradas! Abraço, Flávio!”

Deputados da esquerda comentaram a saída de Dino do PCdoB nas redes sociais. A colega de partido, Perpétua Almeida (AC), destacou que o governador do Maranhão construiu, com o partido, “uma página de luta e beleza na história centenária do PCdoB”. “Sua decisão indica a necessidade de atitudes urgentes pela honra do legado, pela luta presente e pelo tributo ao futuro que cabem ao Partido Comunista do Brasil. Seremos sempre camaradas”, afirmou. O petista Reginaldo Lopes (MG) desejou sorte.

O perfil oficial do PCdoB no Instagram publicou uma nota da ex-deputada Manuela D’Ávilla, lamentando a decisão do colega de partido. “Lamento a saída de meu amigo Flávio Dino do PCdoB. Sei que nos encontraremos na luta em defesa de um Brasil justo e desenvolvido. Alguns perguntam e especulam sobre o meu destino: não acredito em saída individual para dilemas coletivos. Sou dirigente do PCdoB e sei que encontraremos solução para os nossos desafios”, afirmou.

O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, disse que “diferenças de leituras e rumos em dada conjuntura não nos afastam de objetivos e compromissos comuns”.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também se pronunciou sobre o assunto e afirmou que o governador é um dos melhores do país. “Desejo boa sorte ao Flávio Dino na sua nova casa e vamos lutar pela aprovação da federação, em defesa do PCdoB”, disse Teixeira.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS