Redação Pragmatismo
Racismo não 16/Jun/2021 às 19:41 COMENTÁRIOS
Racismo não

Casal branco que acusou jovem negro de roubar sua própria bicicleta perde emprego

Publicado em 16 Jun, 2021 às 19h41

Professor negro esperava a chegada da namorada quando foi acusado indevidamente por um casal branco de roubar bicicleta elétrica no Leblon: "Eu não pretendia denunciar, mas mudei de ideia", conta a vítima

racismo leblon

Mariana Ribeiro Spinelli, de 26 anos, e Tomás Oliveira foram demitidos das empresas onde trabalhavam após um episódio racista que viralizou nas redes sociais brasileiras nesta semana.

O casal branco acusou injustamente o professor de surfe Matheus Ribeiro de ter roubado uma bicicleta elétrica no Leblon, Rio de Janeiro. A bicicleta, porém, pertence a Matheus.

Mariana é professora de dança e foi dispensada de dois empregos. Tanto a escola Espaço Vibre quanto o Espaço 2L repudiaram sua conduta. Tomás, por sua vez, é designer gráfico e trabalhava na unidade do Shopping da Gávea da rede de papelaria, roupas e decoração Papel Craft.

Clientes foram até as redes sociais da empresa para apontar Oliveira como o jovem do vídeo filmado por Ribeiro e exigiram sua demissão. Nos comentários, a marca respondeu que Oliveira foi desligado da empresa.

A escola Espaço Vibre, um dos lugares onde Spinelli dava aulas de dança, postou um comunicado em seu perfil no Instagram informando sobre a demissão.

“Estamos consternados com o que tomamos conhecimento e tratando o assunto com toda gravidade que ele merece. Racismo é crime e não vamos compactuar com isso. A professora envolvida no ato foi demitida e já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários”.

Relembre o caso

Matheus Ribeiro estava esperando pela namorada na frente do Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Melo Franco. De repente, um casal de jovens se aproximou dele e a menina perguntou: “Você pegou essa bike, não foi? Essa bike é minha”.

Ele negou e disse que mostrou fotos antigas dele com a mesma bicicleta. Após as acusações, Matheus começou a gravar a situação como uma forma de tentar se proteger. O vídeo que viralizou só foi feito depois de uma primeira discussão.

O vídeo mostra Matheus e o namorado da jovem próximos um do outro, com este último segurando o cadeado da bicicleta da namorada. “É que acabou de roubar a bicicleta dela, é igualzinha, desculpa”, disse o rapaz, aparentemente tentando justificar a abordagem.

O professor disse que não ia denunciar, mas explicou porque mudou de ideia “o vídeo repercutiu muito, e eles podem acabar me denunciando pela imagem se eu não fizer B.O.”

“A repercussão disso me dá um sinal de esperança que vamos mudar. Isso é estrutural. Eles não são as piores pessoas do mundo. Eles vivem em um mundo ruim e todos podemos mudar isso”, disse.

A delegada Natacha Alves, da 14ª DP (Leblon), será a responsável pela investigação e contou que vai intimar o casal e o instrutor de surfe para esclarecer o caso.

Nascido e criado no Complexo da Maré, comunidade da zona norte do Rio, Ribeiro trabalha desde 2018 como instrutor de surfe, e se tornou uma referência por incentivar o esporte na periferia. Há quatro meses comprou a bicicleta elétrica usada por R$ 4.500.

Confira a íntegra do desabafo de Matheus Ribeiro:

“Agora já sem clima de amor.

Na tarde de ontem, dia dos namorados, eu estava esperando minha namorada em frente ao shopping Leblon

Quando do nada me aparecem esses dois jovens com as seguintes frases:

“VOCÊ PEGOU ESSA BICICLETA ALI AGORA, NAO FOI?”

“É SIM, ESSA BICICLETA É MINHA!” – replicou a jovem moça

E daí, eu sem entender nada, fui tentar mostrar pros dois que a bicicleta é minha, com fotos antigas com ela, chave, o que foi possível naquele momento de segundo.

Porém eu só consegui provar que a bicicleta é minha, quando sem minha autorização, o lindo rapaz pega o cadeado da minha bicicleta e tenta abrir

Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz só estava perguntando…

Moral da história, esses filhos da puta não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou

Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba…

Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???!

Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele…

São coisas que encabulam o racista.

Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove

Então eu quero que todos vão se foder, quem pensa igual, quem acha que é mimimi, mas principalmente quem não vê maldade em situações como essa. Isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso o é o desespero do racista quando vê a gente perto.

Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou

E pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”

Recomendações

COMENTÁRIOS