Redação Pragmatismo
Tragédia 25/Jun/2021 às 19:04 COMENTÁRIOS
Tragédia

159 estão desaparecidos após desabamento de prédio em Miami

Publicado em 25 Jun, 2021 às 19h04

Equipes de resgate chegaram a ouvir sons sob os escombros. Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. Pai de jornalista da Band sobreviveu ao desabamento e contou o que viu

predio miami
Antes e depois do desabamento de prédio em Miami

O desabamento de um prédio residencial em Miami foi muito mais grave do que se imaginava inicialmente. A tragédia fez com que 55 apartamentos sucumbissem completamente. Vídeos registraram o momento exato da tragédia.

Nesta sexta-feira (25), as autoridades locais informaram que há 4 mortos confirmados e 159 desaparecidos — entre eles, um menino brasileiro de cinco anos. A criança, que atende pelo nome de Lorenzo, morava com os pais no apartamento 512, mas a mãe estava fora da cidade no momento da tragédia, segundo informações da CBS.

“A tragédia que aconteceu em Miami foi no meu prédio e Lorenzo e Alfredo estavam dormindo no momento do colapso. Ainda não tenho nenhuma notícia dos dois. Eu viajei ontem para visitar minha família no Colorado e fui acordada com a notícia”, disse a mãe do menino, Raquel Oliveira, de 41 anos, no Facebook, na noite de quinta-feira.

Nesta sexta, Raquel informou que “as buscas não param e vão continuar por dias” e que já entregou uma amostra de seu DNA às autoridades “para compararem com os das crianças não identificadas conforme forem achando”. Uma amostra do DNA dos pais do marido, o italiano Alfredo Leone, também será enviada da Espanha, disse.

“Amigos, eu estou bem, estou calma. Mas estou evitando muito ficar pensando nos dois em si e me focando mais em fazer o que precisar ser feito. Eu não posso ficar emotiva agora senão eu vou desabar, eu eu preciso estar atenta, alerta e rápida”, desabafou Raquel, que mora com o marido e o filho em Miami desde 2017, segundo uma amiga próxima da família.

Pai de jornalista da Band

Outro brasileiro já foi identificado entre as pessoas que estavam no prédio que desabou. Bruno Treptow, pai da jornalista Joana Treptow, apresentadora do Jornal da Band, morava nesse edifício há 20 anos. Ele foi entrevistado pela filha ao vivo e relatou os momentos de tensão e medo que viveu.

“Aconteceu 1h30. Eu estava dormindo e ouvi um estrondo que parecia vir do teto e acordei. Minha mulher estava dormindo. Ela acordou assustada e eu falei: ‘o teto está caindo!’ e ela respondeu: ‘não, não pode ser!’. Logo em seguida ouvimos outro estrondo. Depois, soube que nessa hora foi quando as duas outras partes do prédio caíram. Eu falei: ‘Pronto. Vamos morrer. Acabou'”.

“Quando o barulho parou, eu levantei. Estava perdido, não sabia o que fazer. Abri a janela para saber o que estava acontecendo mas tinha um névoa de poeira, não conseguia ver nada. Fui pra porta da frente do apartamento e abri, mais uma vez não consegui ver nada. Voltei, fechei a porta e falei para a minha mulher: ‘se apronta, vamos pegar alguns documentos e ver o que acontece’. Voltei a abrir a porta da frente. Já tinha baixado um pouco a poeira, e foi aí que reparei que, dando dois passos pra frente da minha porta, o prédio deixou de existir. Fui para a varanda e fiquei esperando instruções dos Bombeiros. Nesse meio tempo chegou uma escada magirus, começou a tirar pessoas mais abaixo e logo em seguida nos resgataram”.

Emocionado, Bruno contou que está vivendo uma “montanha russa de sentimentos”. Ele disse que sente gratidão por estar vivo, mas triste pelas vidas que podem ter se perdido no desastre. Segundo ele, havia oito apartamentos no mesmo corredor onde vivia e sete desabaram.

“O prédio dá de frente para praia e de frente pra rua. Eu moro de frente para rua e quando eu abro a porta, agora eu estou vendo a praia. Ou seja: os sete apartamentos, que estavam nesse corredor, já não existiam. Eram quatro de um lado, e quatro do outro. Toda essa ala caiu. Por sorte, graças a Deus, nós nascemos outras vez”.

Bruno Treptow e a mulher foram resgatatos pelos Bombeiros com o auxílio de uma escada magirus.

Resgate

As equipes de resgate chegaram a detectar sons de batidas nesta sexta-feira, como se alguém estivesse batendo no concreto, mas não ouviram vozes, de acordo com as autoridades. Cães farejadores e drones estão sendo usados nas tentativas de resgates.

O edifício de 12 andares faz parte do complexo Champlain Towers, em Surfside — uma das pequenas cidades ao redor de Miami bastante procuradas pela proximidade com o mar. O bloco que caiu ficava de frente para o Oceano.

De acordo com o jornal “Miami Herald”, o edifício foi construído em 1981, e o complexo foi concluído em 1991. A unidade que caiu, a Torre Sul, era justamente a que tinha mais apartamentos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS