Redação Pragmatismo
Tragédia 28/Mai/2021 às 15:00 COMENTÁRIOS
Tragédia

Vídeo mostra momentos que antecederam morte de professor em Noronha

Publicado em 28 Mai, 2021 às 15h00
turista morre noronha
(Imagem registrada por outro turista)

Imagens divulgadas nesta sexta-feira (28) mostram os últimos momentos de José Edvaldo da Silva, de 52 anos, que morreu afogado no último dia 21, em Fernando de Noronha (PE). A vítima era professor em Ribeirão Branco (SP).

O vídeo foi gravado por um outro turista que estava no barco no momento da tragédia. É possível ver José Edvaldo mergulhando, mas, segundo a esposa, Elizabeth Verneque Cordeiro Silva, as imagens não capturaram o momento exato do afogamento.

Uma outra gravação feita por Elizabeth mostra o casal chegando ao local do acidente. “Vamos lá, mais uma aventura”, diz ela na filmagem.

José Edvaldo praticava o esporte plana sub quando se afogou. A prática é uma espécie de mergulho de reboque e consiste em segurar uma prancha que é puxada por um barco.

Segundo a esposa da vítima, o casal já havia feito a atividade na primeira vez em que visitou a ilha, há seis anos. A diferença foi que, desta vez, o passeio foi em grupo e puxado por um catamarã, ao invés de individual e com uma lancha.

“Fomos há uns cinco ou seis anos e gostamos muito. Só que quando você vai pela primeira vez não tem a oportunidade de conhecer muita coisa e, por isso, voltamos. Gostávamos muito de caminhar, fazer trilhas, de aventura. Éramos aventureiros. E dessa vez ele planejou para fazermos tudo que queríamos”, explica.

“Fomos de boa. Já sabíamos como que era. Inclusive, esse passeio de barco já tinha sido marcado desde casa. Antes de chegarmos, tinha agendado. Ele queria muito fazer. Perdemos o agendamento da terça porque estávamos numa trilha, mas assim que voltamos para a pousada, ele remarcou para quinta”, conta Elizabeth.

Na data, Elizabeth diz que o passeio demorou entre 10 e 15 minutos. Ela não ficou ao lado do marido durante o mergulho e, assim, não viu o momento exato do afogamento.

“Não era algo perigoso. As águas eram calmas. Reparei que ele deu uma mergulhada, não era profunda, mas deu. Como ele não tinha experiência, pode ter acontecido alguma coisa embaixo e ele não conseguiu subir de volta. Mas uma coisa que me marcou foi que, antes de mergulhar, ele disse que não iriamos ver o pôr do sol”, afirma a esposa.

A esposa conta ainda que não ficou ao lado do marido durante o passeio e, aparentemente, tudo tinha corrido bem. Contudo, quando subiu no barco, achou que José Edvaldo já estava lá. Isso porque, como ela tinha dificuldades e usava um colete, demorou um pouco mais para sair da água. Orgulhosa de ter conseguido completar o passeio, tentou procurar o marido no barco para compartilhar a experiência, mas não o encontrou.

“Um moço falou pra mim que achava que ele poderia estar no banheiro. Fiquei nervosa na hora, em pânico. Quando vi a porta do banheiro fechada, fiquei aliviada. Mas bateram e tiveram que arrombar. Ele não estava lá. Me ajoelhei no barco e fiz uma oração.”

A esposa conta que todos que sabiam nadar entraram no mar para tentar achá-lo. “A alguns metros do barco, cheguei a ver uma mão fazendo sinal, pedindo ajuda. Achei que era meu marido, mas era uma mergulhadora”, afirma.

José Edvaldo foi resgatado pela profissional e chegou a ter os batimentos cardíacos recuperados. O Corpo de Bombeiros encaminhou a vítima até o hospital, onde aguardou a estabilização do quadro para que fosse transferido para Recife.

No entanto, ainda na noite do acidente, José Edvaldo teve mais duas paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. A causa da morte foi registrada como asfixia por afogamento, na declaração de óbito do IML.

VÍDEO:

José Edvaldo
José Edvaldo e a esposa Elizabeth eram casados há 30 anos

Recomendações

COMENTÁRIOS