Redação Pragmatismo
Saúde 20/Mai/2021 às 16:45 COMENTÁRIOS
Saúde

Variante indiana da Covid-19 é detectada no Brasil pela primeira vez

Publicado em 20 Mai, 2021 às 16h45

Primeiros casos oficiais de contaminação pela cepa da Índia são identificados no Brasil. Pacientes são tripulantes de navio que foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís (MA). Cem pessoas tiveram contato com os contaminados

covid índia variante
Pacientes com Covid-19 na Índia (Reuters)

Os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) no Brasil foram detectados oficialmente nesta quinta-feira (20) no estado do Maranhão.

Os contaminados foram seis tripulantes do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul e foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís (MA).

Dos seis infectados, um precisou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada no dia 13 de maio. Trata-se de um tripulante indiano de 54 anos.

“É uma variante classificada como variante de atenção. Eu tive contato com o secretário de Segurança Sanitária do Ministério da Saúde e o ministro Marcelo Queiroga, logo pela manhã. O Ministério está enviando uma equipe e a gente tem atuado em conjunto com a Anvisa. Eu queria afirmar que todas as medidas estão sendo tomadas, a tripulação está toda isolada e o navio não tem permissão para atracar”, afirmou o secretário de saúde Carlos Lula.

O secretário informou ainda que cerca de cem pessoas tiveram contato com os tripulantes que testaram positivo. Elas devem ser testadas, acompanhadas e, se necessário, serão isoladas.

Segundo o Instituto Evandro Chagas, a linhagem B.1.617 foi reclassificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como sendo uma “variante de preocupação”. Dessa linhagem provém outras três sub-linhagens: B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3.

É a sub-linhagem B.1.617.2 que foi identificada nos tripulantes do navio e preocupa as autoridades de saúde, porque é a variante que tem se dispersado com mais eficácia atualmente. Um relatório da OMS informou que essa variante já está presente em 44 países além, agora, do Brasil. No Reino Unido, houve aumento de casos de covid-19 por essa variante, inclusive com transmissão comunitária em escolas secundárias, lares de idosos e reuniões religiosas.

Em entrevista de imprensa na semana passada, a líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, afirmou que dados preliminares indicam que a variante originada na Índia tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS