Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 27/Mai/2021 às 09:00 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Policial que denunciou assédio de coronel é exonerada da PM

Publicado em 27 Mai, 2021 às 09h00

Jéssica explicou que passou a ser perseguida dentro da polícia após as denúncias de assédio sexual, ameaças de morte e humilhações

soldada Policial denunciou assédio de coronel exonerada PM são paulo
Jéssica Paulo do Nascimento (Imagem: reprodução)

Jéssica Paulo do Nascimento, de 28 anos, foi exonerada da Polícia Militar nesta quarta-feira, após decidir deixar a carreira. A soldada tomou a decisão um mês depois de denunciar um tenente-coronel por assédio sexual e ameaças de morte e estupro.

Entenda: Soldada denuncia coronel da PM por assédio sexual: “Acabou com a minha vida”

A mulher contou que tomou a decisão após sofrer pressão de seus colegas e dos superiores, justamente devido à repercussão do caso. “Pensei que denunciando eu teria alguma paz, mas foi diferente. Sofri uma pressão muito difícil“, declarou em entrevista ao G1.

Jéssica relatou ter sido perseguida na corporação. Ela contou que foi desarmada, escalada para trabalhos na rua à noite mesmo denunciando ameaças de morte, recebeu negativas para pedidos de transferência e foi chantageada sobre as férias às quais teria direito.

Foi uma decisão difícil. Eu saí do meu estado, Rio de Janeiro, para realizar esse sonho em São Paulo. Logo agora que tomei coragem para expor o que passava, não tive mais paz“, disse.

A soldada revelou ter recebido advertências internas por dar entrevistas sobre a denúncia e que pediu afastamento por abalo psicológico, mas foi informada pelo médico da Polícia Militar que “só lhe daria alguns dias se o comandante dela autorizasse“.

Policial denunciou assédio de coronel exonerada PM rio de janeiro
Jéssica deu print’s das conversas com o coronel (Imagem: Acervo Pessoal)

Foi a melhor decisão a ser tomada”, considerou. “Saio com ótimo comportamento, não respondendo a processos. Se eu ficasse, eu iria tomar advertência atrás de advertência e seria expulsa, manchando minha reputação.”

Relembre o caso

Jéssica denunciou em abril o tenente-coronel Cássio Novaes, que foi afastado enquanto a investigação é conduzida pela Corregedoria da PM. Ele atuava na capital paulista enquanto Jéssica está atualmente lotada no 45° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

De acordo com a soldada, em 2018, quando Novaes assumiu o comando do Batalhão da Zona Sul de SP, ele passou pelas companhias para se apresentar aos policiais. Após conhecê-la, o tenente-coronel teria convidado Jéssica para sair na primeira oportunidade em que se viu sozinho com ela.

Ela disse ao superior que era casada e tinha filhos, recusando o convite. “Depois desse dia, minha vida virou um inferno“, desabafa a soldada, que relatou a humilhação em frente aos seus colegas e até sabotagem por parte de Novaes.

Soldada chegou a afastar-se

Jéssica ficou dois anos e meio afastada do serviço para evitar contato com o tenente-coronel. A licença foi encerrada no mês retrasado e ela precisou voltou ao trabalho. Na sequência, Novaes teria conseguido o telefone dela e recomeçado o assédio.

Segundo ela, o comandante prometia sustentar os filhos da soldada, dar uma promoção para ela dentro da corporação e a transferência que ela queria para o litoral paulista.

Eu pensei que precisava de provas porque ele sempre ia fazer isso e ninguém ia acreditar. Entrei em contato com um advogado e ele me orientou a ver até onde ele iria, deixando ele falar”, conta. “Foram coisas muito baixas. Me ameaçou de estupro“, afirmou ao G1.

Leia também: Coronel Cássio Novaes pode ser expulso da PM e preso, diz ouvidor

Há também ameaças de morte por áudios. Em uma das falas, o comandante afirma que “não existe segredo entre dois, um tem que morrer” e “quem não tem problema na vida, está no cemitério“.

Yahoo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS