Redação Pragmatismo
Notícias 19/Mai/2021 às 17:58 COMENTÁRIOS
Notícias

Pazuello passa mal e vai embora da CPI; suspeita é de síndrome vasovagal

Publicado em 19 Mai, 2021 às 17h58

CPI da Covid: Pazuello passa mal e abandona prédio do Senado. Médico afirma que ex-ministro teve um episódio de síndrome vasovagal

pazuello cpi covid
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal durante seu depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (19). Pazuello deixou o prédio do Senado e afirmou que retorna nesta quinta.

A CPI já havia marcado para esta quinta-feira o depoimento de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde que defende o uso da cloroquina contra a Covid, embora o remédio seja cientificamente comprovado ineficaz contra a doença.

O senador Otto Alencar, que é médico formado pela Universidade Federal da Bahia, afirmou que Pazuello teve um episódio de síndrome vasovagal durante o intervalo da sessão da CPI da Covid.

A síndrome envolve a perda transitória da consciência (desmaio) provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

“É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Os primeiros sinais são: fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações”, aponta a Biblioteca Virtual de Saúde mantida pelo Ministério da Saúde.

Ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso também são determinantes para desencadear o problema. Outros indivíduos têm isso ao doar sangue, sentir muito calor, fazer exercícios que exigem grande esforço, ficar desidratados ou sem comer, ou ainda ao passar por exames, tratamentos e pequenas cirurgias.

Além da perda de consciência, a pessoa sente tontura, mal-estar, calor, enjoo, palpitação, suor frio, palidez, pressão baixa, pulsação lenta e escurecimento da visão.

Pazuello foi acusado de mentir durante seu depoimento na CPI. O ex-ministro isentou o presidente Jair Bolsonaro de culpa na condução da pandemia. Pazuello chegou no local do depoimento escoltado por Flávio Bolsonaro.

Recomendações

COMENTÁRIOS