Redação Pragmatismo
Rio de Janeiro 04/Mai/2021 às 08:50 COMENTÁRIOS
Rio de Janeiro

Mulheres ficam deformadas após 'harmonização facial' e denunciam dentista

Publicado em 04 Mai, 2021 às 08h50

Mulheres denunciam dentista após procedimento que deformou rostos. Profissional aplicava preenchedor permanente mais barato e perigoso, que resultou em deformações na face de mais de 40 pacientes

Mulheres deformadas harmonização facial denunciam dentista rio de janeiro
Dentista Giselle Gomes e mulheres que a denunciam (Imagens: reprodução)

Ana Flávia Castro, Metropoles

Era pra ser um procedimento estético para melhorar a autoestima e corrigir pequenos defeitos que incomodavam as pacientes. No entanto, uma visita à dentista Giselle Gomes virou um pesadelo para pelo menos 40 mulheres que passaram pelo consultório da profissional, em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro.

Uma série de vítimas que tiveram o rosto deformado pelas mãos da profissional compartilharam o relato em matéria do Fantástico, neste domingo (2/5). No Instagram, ela promete aos seus 31 milhões de seguidores um extenso cardápio de procedimentos estéticos — harmonização orofacial, botox, bichectomia, fios e até lipoaspiração.

Para as pacientes, Giselle dizia usar o ácido hialurônico, substância produzida pelo próprio organismo e recomendada para o procedimento. Contudo, de acordo com a polícia, a dentista aplicava o polimetilmetacrilato – o PMMA. O material não é proibido, mas não é indicado para tratamentos estéticos.

Na extensa lista de riscos da substância estão reações inflamatórias crônicas, dor, infecções, formação de nódulos, enrijecimento da região, rejeição do organismo e até necrose do tecido.

Eu não quis ver ninguém, por causa disso, com medo de me questionarem: ‘por que você fez isso, você é tão bonita?’, então preferi me isolar, e entrei em depressão”, contou Lana Velasco à reportagem.

Cuidado essencial

Em entrevista ao Metrópoles, o cirurgião plástico Ricardo Frota Boggio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), alerta sobre os riscos de fazer um procedimento com um profissional que não é certificado para realizá-lo.

“Pacientes que procuram outros profissionais que não são médicos têm um índice de complicação bem alto. É fundamental buscar profissionais habilitados não apenas para realizar o procedimento com excelência, mas também para resolver quaisquer complicações caso elas aconteçam”, aconselha.

Além disso, o médico alerta para o exercício ilegal da medicina. Há uma extensa lista de perfis que oferecem o serviço no Instagram. Porém, segundo ele, “a rede social é um cartão de apresentação, mas não um sinônimo de competência”.

Denúncia nas redes

A página @vitimasdabioplastia no Instagram alerta sobre os perigos da bioplastia com PMMA, Hidrogel, Acqualift e silicone industrial e denuncia diariamente os casos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS