Redação Pragmatismo
Governo 07/Abr/2021 às 04:31 COMENTÁRIOS
Governo

The Guardian diz que Bolsonaro é um perigo para mundo

Publicado em 07 Abr, 2021 às 04h31

Em editorial, The Guardian afirma que saída de Jair Bolsonaro do comando do Brasil seria benéfica para o planeta

The Guardian Bolsonaro perigo mundo pandemia covid-19

O jornal britânico The Guardian publicou um editorial com duras críticas ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). O editorial é a opinião institucional do veículo de comunicação e classifica Bolsonaro como “um perigo para o Brasil e para o mundo”.

Mais de 60 mil brasileiros morreram em março”, aponta o jornal The Guardian. A publicação ainda lembra que Bolsonaro criticou o uso de máscaras, se posicionou contra as medidas de isolamento social e se opôs à vacinação em diversas ocasiões.

O editorial cita ainda o ex-presidente Lula (PT). “Os ataques de Lula ao presidente são vistos como um anúncio de proposta de poder de um político carismático que continua muito popular em setores da sociedade”, diz o jornal.

Tentativa de golpe

Com as pesquisas mostrando que 59% dos eleitores o rejeitam, o sr. Bolsonaro parece estar se preparando para um cenário desfavorável das eleições do próximo ano”, diz a publicação.

Fique por dentro:
Temos que conter o genocídio
Deputada dos EUA sugere intervenção no Brasil: “Crise de proporções épicas”
A História questionará o Brasil: o que fizeram aquelas pessoas em 2020 e 2021?

O Guardian lembra a saída dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na última semana e afirma que esses militares pretendiam se demitir porque eram contra o uso das Forças Armadas em um golpe por parte de Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho 03 do presidente, também é citado. “É possível que, inspirado em Donald Trump, o sr. Bolsonaro tente ficar no poder por meio do uso da força. Não. É provável. As Forças Armadas já se sobrepuseram às vontades do povo antes: o Brasil foi uma ditadura entre 1964 e 1985. Quando houve a invasão do Capitólio nos Estados Unidos em 6 de janeiro, seu filho chamou atenção não para a invasão, mas para a ineficiência: ‘Foi um movimento desorganizado. Lamentável’, disse Eduardo Bolsonaro.”

Enquanto os chefes de departamentos das Forças Armadas resistem à ideia de intervenção, isso também permite que o presidente coloque no poder aqueles que são coniventes; oficiais mais jovens sempre foram mais entusiasmados com as ideias de Bolsonaro. Os políticos da oposição pressionam por um impeachment, com um aviso: ‘Há aqui uma tentativa do presidente de dar um golpe – e já está em curso”, aponta o jornal.

Segundo The Guardian, ainda há esperanças no Brasil. Com a má condução da pandemia por parte de Jair Bolsonaro, a elite brasileira está repensando o apoio dado a ele. Além disso, há o fator Lula: “A possibilidade da volta de Lula é suficiente para concentrar os esforços da direita para achar alternativas, candidatos menos extremistas que Bolsonaro”.

A saída dele [Bolsonaro] seria bem-vinda, para o bem do Brasil quanto para o resto do mundo.”

Yahoo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS