Redação Pragmatismo
Saúde 12/Abr/2021 às 09:02 COMENTÁRIOS
Saúde

Professor de 36 anos morre poucos dias após ser diagnosticado com Covid-19

Publicado em 12 Abr, 2021 às 09h02

Sem comorbidades, professor de química era noivo e deixa uma filha. Vinicius Lins havia sido diagnosticado com Covid-19 recentemente, mas doença evoluiu muito rápido

professor vinicius lins quimica covid
O professor Vinicius Lins

Vinicius Lins, de 36 anos, morreu no último domingo (11/4) em João Pessoa (PB) vítima de Covid-19. O professor de química lecionava em escolas particulares da cidade e não resistiu a um rápido agravamento de quadro.

Familiares disseram que o professor levava uma vida saudável e não tinha nenhuma comorbidade. Um amigo de Vinicius informou que o diagnóstico da doença ocorreu há apenas 6 dias.

De acordo com o amigo, Vinicius não sentia nada e estava aparentemente assintomático até perceber sangue na urina. Ao realizar os primeiros exames, ficou constatado que a Covid-19 já havia atingido os rins do professor.

No sábado (10), Vinicius foi encaminhado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e aguardava uma vaga de UTI para ser transferido ao hospital Santa Isabel. O professor faleceu na manhã de domingo antes de conseguir o leito.

“A princípio ele não sentia sintomas, nada que o fizesse imaginar que estava doente. Essa doença é muito traiçoeira”, revelou um amigo do professor.

Vinicius era especializado em Fundamentos da Educação, tinha mestrado em química e estava fazendo doutorado em Ciência dos Materiais.

O jornalista Paulo Neto, que era cunhado de Vinicius, lamentou a perda e publicou um desabafo nas redes:

“A Covid-19 invadiu minha família esta semana. Com poucos dias de uma luta desigual, que não deu sequer o direito do oponente lutar contra ela de forma igualitária, tirou de mim não apenas um cunhado, mas um padrinho de casamento, um ouvinte e mais do que tudo: UM AMIGO. Fui a última pessoa (familiar) a vê-lo com vida. Prometi a mim mesmo que só deixaria aquela UPA perseguindo a ambulância que o levaria transferido para um hospital. Não deu tempo […]”

Vinicius Lins deixa a noiva e uma filha.

A Covid e os rins

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou que 71,2% dos pacientes internados com o coronavírus apresentavam lesão renal aguda (LRA). De acordo com a pesquisa, fatores como histórico de hipertensão e tratamento com medicamentos presentes no “kit Covid” estavam fortemente associados a essa condição nos rins.

Foram analisados 278 pacientes que foram internados no Hospital São Paulo por Covid-19 entre março e junho de 2020. Embora o principal motivo de internação tenham sido problemas respiratórios, o estudo observou que 198 pacientes evoluíram com LRA durante a internação e, desse número, metade deles precisavam de diálise — ou seja, já estavam em uma fase avançada de deterioração dos rins.

VEJA TAMBÉM: “Urina cor de café” e muita dor: os estragos do ‘kit-covid’

Recomendações

COMENTÁRIOS