Redação Pragmatismo
Racismo não 10/Abr/2021 às 10:13 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem que humilhou motoboy volta a promover ataque racista

Publicado em 10 Abr, 2021 às 10h13

VÍDEO: Fã de Olavo de Carvalho que viralizou em vídeo no ano passado volta a ser flagrado promovendo ataque racista. Descontrolado, o homem exaltava o fato de ser "branco e nórdico"

Mateus Abreu Almeida Prado Couto
Mateus Abreu Almeida Prado Couto

Mateus Abreu Almeida Prado Couto foi flagrado nesta sexta-feira (9) promovendo ataques racistas a funcionários de mercado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em 2020, o homem viralizou em um vídeo após humilhar um entregador em um condomínio de luxo onde mora, em Valinhos (SP).

Nas novas imagens, é possível ver Mateus na calçada em frente ao estabelecimento. Sem máscara, por diversas vezes ele xinga funcionários do mercado e em certo momento diz que é nórdico. Além disso, ele aponta para a própria pele fazendo menção a ser branco e o funcionário “negro, sub-raça”.

Diego Brasa, filho dos proprietários do mercado, estava no estabelecimento no momento em que os xingamentos foram feitos. Ele relata que o homem havia ido até o local pela manhã e se irritado com os funcionários depois de ser impedido de entrar no estabelecimento sem máscara.

“Por estar sem a proteção, o funcionário não deixou que ele entrasse no mercado, nisso ele já ficou bem irritado e fez alguns xingamentos. Depois colocou uma camiseta cobrindo o nariz e a boca, entrou, fez a compra dele e foi embora. Nesse momento ele já estava bastante exaltado”, relata.

Horas depois, por volta das 13h, o fã do escritor Olavo de Carvalho teria voltado ao local ainda mais exaltado e feito as ofensas. “Ele dizia que atendíamos muitos clientes negros e que nós roubávamos os clientes. Além de fazer menção a questão de ele ser branco. Ele estava muito descontrolado e ficou cerca de 30 minutos em frente ao mercado nos xingando”, acrescenta Diego.

A Guarda Civil Municipal e o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) foram chamados. Após quase três horas, Mateus, ainda exaltado, aceitou passar por atendimento médico e foi encaminhado pela GCM para o Hospital de Clínicas da Unicamp. De acordo com a GCM, o pai de Mateus oi chamado e acompanhou o filho até a unidade de saúde.

Diego explica que a família ainda não registrou boletim de ocorrência contra Mateus, mas afirmou que a mãe vai a uma delegacia para fazer o registro.

Ataque em 2020

O vídeo com as ofensas de Mateus Abreu Almeida Prado Couto viralizou na internet em agosto de 2020. As imagens feitas por um morador do condomínio residencial de alto padrão em Valinhos, cidade a 85 km de São Paulo, mostram o agressor xingando e humilhando um entregador de aplicativo negro por conta de um atraso na entrega.

O caso aconteceu em 31 de julho, mas só repercutiu uma semana depois, quando a mãe do entregador Matheus Pires, na época com 19 anos, publicou as imagens nas redes sociais. Após o ocorrido um boletim de ocorrência foi registrado.

Na época a família de Mateus Couto argumentou que o homem sofre de esquizofrenia. O pai dele apresentou à Polícia Civil um laudo que comprovaria que ele faz tratamento médico, e pediu “compreensão” devido ao estado de saúde. Levado à delegacia no dia das ofensas, ele foi liberado para responder ao crime de injúria racial em liberdade.

SAIBA MAIS:
Homem que humilhou entregador é fã de Olavo de Carvalho

Recomendações

COMENTÁRIOS