Redação Pragmatismo
Literatura 08/Abr/2021 às 10:14 COMENTÁRIOS
Literatura

Ensaios incendiários sobre um mundo normatizado

Publicado em 08 Abr, 2021 às 10h14
livro Ensaios incendiários sobre um mundo normatizado luis gustavo bonzzato
Ensaios incendiários sobre um mundo normatizado – Mocho Edições

Os historiadores Luis Gustavo Reis e Eduardo Bonzatto, laçaram campanha para o financiamento da publicação: Ensaios incendiários sobre um mundo normatizado (Série Diálogos contemporâneos). A obra é composta por 42 ensaios divididos em 5 grandes temas: Provocações, Política, Diáspora, Ritmos e Violações.

Clique aqui para apoiar a campanha

“Polêmicos, perturbadores e controversos, os textos compilados em Ensaios incendiários sobre um mundo normatizado dissidem do automatismo do concordo/discordo que achou terreno fértil no atual tempo histórico. Desde a capa, caótica, surrealista, perturbadora, sobretudo pelo personagem central que a ilustra, o livro explicita seu conteúdo transversal: o livre pensar.

A escolha de Fela Kuti, cujas ideias são escrutinadas em um dos artigos, não é aleatória. Ele personifica a potência, a contradição, a complexidade da experiência humana. Com punhos cerrados, emerge sob um ambiente urbano diminuído por sua grandeza. Fela é a alegoria do selvagem destruindo a civilização, conceitos inventados pela modernidade e que aqui tiveram suas conotações originais invertidas. Ou seja, civilização é barbárie e barbárie é civilização.

O leitor que se aventurar por estas páginas sentirá desconforto, repulsa, alegria, estima e uma miríade de impressões, mas certamente não sairá delas da mesma forma que entrou. Não que o livro arrogue portar alguma pedra filosofal, mas foi escrito para criar desconforto, rompendo os diques onde repousam as análises simplistas. Como explicou Milton Santos, o papel do pensador é incomodar, falar o que ninguém quer ouvir, desconsiderar aprovações e salvas de palmas.

Racismo, política, música, escravidão são alguns dos temas que perfilam nesses ensaios, que podem ser lidos ao sabor das preferências do leitor.

Chegará o dia em que os incêndios tomarão as cidades pelos cabelos. Por ora, ainda vivemos sob a ordem colonial que a tudo domina, principalmente aqueles que desejam seu fim. Como Fela, queremos que os selvagens invadam o coração das metrópoles e os bárbaros avancem sobre a carcaça da civilização”.

Sobre os autores

Luis Gustavo Reis é Mestre em História pela Unifesp, Bacharel e Licenciado pela USP, professor e editor de livros escolares. Colunista do Pragmatismo Político, escreve textos sobre assuntos variados.

Eduardo Antônio Bonzatto possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e colunista do Pragmatismo Político.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS