Redação Pragmatismo
Economia 29/Abr/2021 às 08:00 COMENTÁRIOS
Economia

Mais de meio milhão de domésticas deixaram de contribuir com a Previdência em 2020

Publicado em 29 Abr, 2021 às 08h00

Dados da PNAD Contínua, organizados pelo Dieese na última terça (27), mostram queda no número de vagas no setor

domésticas deixaram contribuir Previdência
(Imagem: Antônio Cruz | ABr)

Brasil de Fato

O número de empregadas domésticas que contribuíram para a Previdência Social caiu de 2,2 milhões para 1,6 milhão entre o quarto trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020.

A queda reflete uma diminuição expressiva na quantidade de pessoas ocupadas no setor: de 6,4 milhões para 4,9 milhões.

Fique por dentro: O que significa sermos o país com mais domésticas no mundo?

Os dados fazem parte de um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o setor, divulgado na última terça-feira (27), Dia da Empregada Doméstica.

O material baseou-se em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda no número de pessoas ocupadas no setor, de 23,4%, é quase três vezes mais profunda que a redução no quadro geral do país, 8,7%. A pandemia de covid-19, que coincide com o período analisado, pode ser uma das causas do fechamento de vagas.

Saiba mais: Brasil tem a pior gestão mundial da pandemia, diz consultoria britânica

Os gráficos elaborados pelo Dieese também ressaltam que aumentou, de 73% para 75%, a proporção de trabalhadores domésticos remunerados sem carteira de trabalho.

O rendimento médio mensal do trabalhador doméstico remunerado caiu de R$ 924 para R$ 876 entre o quarto trimestre de 2019 e o de 2020.

O levantamento do Dieese aponta ainda que, do total de trabalhadores ocupados no trabalho doméstico remunerado, 92% são mulheres, das quais 65% são negras.

Leia também:
As empregadas domésticas e a escravidão
A carta que todo brasileiro deveria ler sobre empregadas domésticas

Segundo o Dieese, os trabalhadores informais ganham 40% menos do que os formais e os negros recebem, em média, 15% a menos que os não negros.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS