Redação Pragmatismo
Barbárie 16/Abr/2021 às 11:07 COMENTÁRIOS
Barbárie

Cérebro de ex-atleta que matou médico e mais 5 pessoas será testado por ETC

Publicado em 16 Abr, 2021 às 11h07

Atentado a tiros ocorreu na última semana. Médico estava em casa com a esposa, dois netos e mais dois homens que trabalhavam na residência. Todos morreram. Cérebro de Phillip Adams, ex-jogador da NFL, será testado por possível ETC

Cérebro ex-atleta matou médico pessoas testado ETC
Phillip Adams (Imagem: Elaine Thompson | mdjonline)

O ex-jogador de futebol americano da NFL Phillip Adams, que assassinou seis pessoas antes de se suicidar no último dia 7 de abril em uma casa em Rock Hill, Carolina do Sul, nos EUA, terá seu cérebro examinado por pesquisadores para descobrir uma possível encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como demência pugilística.

A ETC é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta muitos atletas profissionais e que causa comportamentos agressivos repentinos, perda de memória e outras desordens cognitivas.

A médica legista do Condado de York, na Carolina do Sul, disse em uma nota oficial que a família de Philip Adams autorizou que a autópsia incluísse esta avaliação. Os exames serão realizados na Medical University of South Carolina, que vai trabalhar em conjunto com a Universidade de Boston, principal centro de pesquisas sobre a doença, que foi encontrada em centenas de jogadores de futebol e outros atletas, mas só pode ser diagnosticada após a morte. O diagnóstico exato deve sair em quatro meses.

Ter a doença pode aumentar a probabilidade de você ficar deprimido e até mesmo matar alguém ou a si mesmo, mas nunca saberemos se foi a única ou a principal causa desse desfecho trágico”, disse Adam M. Finkel, um quantitativo avaliador de risco na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan.

Mas a incapacidade de provar que a doença causou qualquer resultado particular não deve ser usada para lançar dúvidas sobre o ponto mais amplo, que a exposição a repetidos golpes na cabeça está fortemente associada a uma doença que aumenta vários resultados ruins.”

Leia também: Abuso sexual no futebol: um problema grave que os clubes precisam enfrentar

Mesmo que Adams, cuja carreira de seis anos na NFL terminou após a temporada de 2015, tenha tido ETC, isso pode fornecer apenas uma pista do motivo pelo qual ele se matou e a seis outras pessoas.

A doença tem sido associada a uma série de sintomas, incluindo comportamento agressivo e impulsivo e até pensamentos suicidas. Em muitos casos, familiares e amigos de jogadores que tiveram a doença dizem que os sintomas não eram característicos da pessoa que eles conheciam e que se tornaram mais pronunciados com o tempo.

Nesse caso, a irmã de Adams, Lauren Adams, disse ao USA Today que seu irmão, de 32 anos, recentemente se tornou incomumente agressivo.

A saúde mental dele se degradou rapidamente e de forma terrivelmente ruim”, disse ela. “Houve um comportamento incomum.”

Segundo a polícia local, Adams foi até a casa do seu médico, Dr. Robert Lesslie, e o matou junto com sua esposa e seus dois netos, além de dois técnicos de ar-condicionado que trabalhavam no local.

Leia mais: Neymar, o PSG e o submundo do dinheiro e da política no esporte

De acordo com o deputado Ralph Norman, o motivo do crime teria sido a paralisação da indicação de medicamentos por parte de Robert para seu paciente.

Em entrevista à emissora WCNC, o pai de Philip, Alonzo Adams, afirmou que o filho era uma boa pessoa e que o futebol americano pode ter ‘bagunçado sua cabeça’, mas não entrou em detalhes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS