Redação Pragmatismo
São Paulo 16/Abr/2021 às 11:24 COMENTÁRIOS
São Paulo

Banhistas tentam dar carteirada após furarem decreto: “A gente trabalha no Judiciário”

Publicado em 16 Abr, 2021 às 11h24

Banhistas flagrados descumprindo o decreto tentam dar carteirada: “A gente trabalha no Judiciário”. Funcionário do governo de SP flagrado em outra abordagem foi exonerado

Banhistas carteirada furarem decreto trabalha Judiciário pandemia
Litoral de São Paulo (Imagem: reprodução)

O servidor público Lucas Maia Zilioli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, foi exonerado nesta quarta-feira (14) após ser flagrado pelo programa Profissão Repórter, da TV Globo, na praia durante a fase emergencial da pandemia do coronavírus.

Em 28 de março, o funcionário estava na praia de Juqueí e foi abordado pela fiscalização da Guarda Civil Metropolitana de São Sebastião, no litoral norte do estado. Na ocasião, a fase emergencial da quarentena estadual estava em vigor, proibindo o uso das praias.

Segundo o G1, Maia atuava na secretaria responsável por coordenar a criação e a execução do Plano São Paulo, que regula as restrições econômicas no estado durante a quarentena.

A pasta do governo estadual confirmou a exoneração do funcionário ao G1. Ainda disse que ‘lamenta o ocorrido’ e que “as condutas individuais de servidores não refletem o posicionamento da Secretaria e do Governo do Estado de São Paulo”.

No dia do ocorrido, o programa da Globo acompanhava os guardas que explicavam aos turistas que apenas atividades esportivas individuais, como corrida e natação, estavam permitidas.

Sentado em uma cadeira de praia, Lucas Maia chegou a dizer a um dos agentes que se sentia mais seguro no litoral do que na capital.

Eu entendo as medidas, mas eu acho que depende muito do lugar. Aqui acho um lugar seguro. Acho que aqui não tem aglomeração. Eu me sinto mais seguro aqui do que em São Paulo no dia a dia pegando metrô, que eu me sinto muito mais exposto do que aqui“, disse.

Banhista deu carteirada: “A gente trabalha no judiciário”

Em outra abordagem dos fiscais, registrada pela TV Globo, um banhista tentou dar uma “carteirada” na repórter da emissora em tentativa de impedir a filmagem. Ele estava em um grupo com ao menos outras duas pessoas.

Nas imagens veiculadas pela emissora, é possível ver o agente explicando ao grupo que o acesso à praia só é permitido para a prática de exercícios físicos individuais. Os banhistas acatam com a orientação e afirmam que sairiam para correr na areia.

O homem então percebe a equipe de reportagem e pergunta se estava sendo filmado. A repórter Augusta Lunardi confirma a gravação: “A gente está acompanhando a operação da guarda municipal”. Uma das banhistas então rebate: “Eu não to autorizando. Eu não quero que tire foto minha”.

O guarda explica para os banhistas que as repórteres são da “imprensa”. Foi neste momento em que o banhista tenta dar uma carteirada nas jornalistas. “A gente trabalha no Judiciário”, disse ele.

O homem não teve a sua identidade revelada.

Yahoo

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS