Redação Pragmatismo
Geral 11/Mar/2021 às 08:37 COMENTÁRIOS
Geral

7 soluções para melhorar a performance no Home Office

Publicado em 11 Mar, 2021 às 08h37
soluções melhorar performance Home Office produtividade
Imagem: Pixabay

A COVID-19 fez com que muitas empresas adotassem medidas restritivas e uma delas foi colocar os seus colaboradores para trabalhar remotamente.

Muitos se sentem privilegiados por trabalharem em casa evitando ônibus, trens, metrôs, trânsitos e outros transtornos, porém para alguns é um desafio ter que se afastar das interações humanas e iniciar um trabalho diferente em meio a essa crise.

Se você se encaixa nesse perfil, separamos aqui 7 soluções para melhorar a performance no Home Office. Confira!

Determine o seu espaço de trabalho

O trabalho que você está executando em Home Office é o mesmo que fazia dentro da empresa, então, para que as suas funções sejam feitas com a mesma maestria, é fundamental determinar um local dentro de casa para trabalhar.

Ter uma mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo é o principal, com isso já é possível criar um ambiente de trabalho sem distrações e que ajuda no seu desempenho.

Estabeleça limites

O Home Office é um método de trabalho que tem sido adotado por muitas empresas como uma forma de evitar gastos e contribuir para uma maior atuação dos colaboradores.

Então é muito importante estabelecer limites, deixar claro para seus familiares ou a pessoa que convive no mesmo local, que você não está desocupado(a), pedindo que evitem barulhos e outras coisas que desrespeitem seu espaço de trabalho, assim como a sua necessidade de manter-se concentrado(a) no que está fazendo.

Crie laços afetivos

Não é porque você está trabalhando em home office que é obrigado a evitar pessoas, pois eventualmente é necessário comparecer a algumas reuniões, sejam elas on-line, sejam presenciais.

Dessa forma, quando existirem essas ocasiões, interaja com os seus colegas com assuntos sobre o dia a dia e que fujam da rotina de trabalho.

São pequenos detalhes que demonstram que se importa com as pessoas e que criam laços, permitindo a construção de relações verdadeiras, isso além de ser bom profissionalmente ainda te aproxima de pessoas interessantes.

Compartilhe experiências

Procure redes sociais, fóruns e grupos de discussões para que possa compartilhar a sua rotina, impressões e experiências com pessoas que não trabalham na mesma empresa e não tem pretensão de puxar o seu tapete.

Em vez de fazer ligações, você pode optar por fazer chamadas de vídeo para interagir com as pessoas, já que não é possível interagir fisicamente com os colegas de trabalho, é importante estabelecer contato online com vivenciando o mesmo.

Siga uma carga horária

Seja um profissional responsável, não esqueça que mesmo em casa, você deve cumprir os seus horários, porque muitas vezes, se desconectar das suas tarefas ao final do expediente não é fácil, por isso, seguir uma carga horária é importante, assim como agendar e cumprir as pausas à risca.

Com uma rotina de trabalho estabelecida, é excelente para otimizar o seu tempo de trabalho, então determine horários de início e término das atividades.

Invista em plataformas digitais facilitadoras

Uma dica bacana para quem está em Home Office e quer realmente melhorar a performance é investir em plataformas que facilitem o dia a dia. Um bom exemplo são ferramentas que modificam formatos de arquivo, como a SmallPDF, que, além de converter PDF em Word e assim facilitar todo o trabalho de edição de documentos, também oferece recursos para destacar e adicionar texto, imagens, anotações à mão livre, preenchimento de formulários, assinatura de contratos eletronicamente e fechar negócios em poucos passos.

Essa iniciativa ajuda na sua rotina, no meio ambiente e traz segurança para o seu trabalho.
Faça esse investimento e seja um profissional melhor do que já é com as ferramentas que SmallPDF tem a te oferecer.

Outra plataforma que você pode investir são as de gerenciamento de tarefas, como o Trello, que ajuda você a ter mais controle sobre seus projetos e, ainda, permite que seus colaboradores também usufruam disso.

Evite maus costumes

Estando dentro de casa é comum se sentir à vontade e se vestir da maneira que quiser, mas isso deve ser moldado para incentivar o seu desempenho.

É necessário ter disciplina nas atividades rotineiras, esteja sempre disponível durante o horário de trabalho e foque nas tarefas que você precisa concluir, evite distrações ou maus costumes durante a sua jornada, como assistir TV ou tirar um cochilo fora de hora.

Conclusão

Seguindo essas soluções que falamos aqui, você pode sair um pouco do isolamento e criar conexões com os colegas de trabalho que pensem como você, mesmo que não esteja lidando pessoalmente com eles todos os dias.

Para mais conteúdo, continue acompanhando o nosso site!

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS