Redação Pragmatismo
Lula 08/Mar/2021 às 17:33 COMENTÁRIOS
Lula

Anulação das condenações de Lula foi noticiada em plantão depressivo na Globo

Publicado em 08 Mar, 2021 às 17h33

Renata Vasconcellos usa celular e gagueja ao noticiar Lula livre e elegível em plantão da TV Globo. Jurista afirma que ex-presidente pode processar o Estado por ter sido preso

plantão globo Lula

Os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram anulados nesta segunda-feira (8/3) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. A informação foi noticiada pela TV Globo no meio da tarde em um plantão confuso.

Em tom fúnebre, a apresentadora Renata Vasconcellos manteve um de seus óculos em cima da bancada e leu o texto com a decisão de Fachin diretamente do celular em sua mão.

A titular do Jornal Nacional chegou a gaguejar e deixar alguns trechos pouco compreensíveis durante a apresentação. “Eu vou ler de… novamente, para que fique bem clara a decisão do Supremo Tribunal Federal”.

O Plantão da Globo, conhecido pela música de sua vinheta, utilizada há décadas para interromper a programação da emissora, foi exibido durante a ‘Sessão da Tarde’.

Lula tem atacado diretamente a Rede Globo nos últimos anos. O ex-presidente acusa a emissora de ter alçado Moro à condição de herói nacional e de dedicar dezenas de horas em sua programação para difamá-lo com reportagens caluniosas.

Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do “triplex” do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula, em meio a denúncias de parcialidade de membros da força-tarefa e do ex-juiz Sergio Moro. No jargão jurídico, a 13ª Vara de Curitiba não seria o “juiz natural” dos casos.

Diversas mensagens vazadas entre procuradores e o ex-juiz Sergio Moro mostraram que Lula foi perseguido e teve sua condenação previamente combinada. O ex-presidente, portanto, não teve direito a uma defesa legítima.

O jurista e professor de Direito Constitucional na PUC-SP, Pedro Serrano, afirmou que Lula pode processar o estado brasileiro pode ter sido preso.

“É uma decisão que reconhece o que a gente fala há sei lá quantos anos: Curitiba não é o foro adequado para analisar esses processos”, declarou Serrano à revista Fórum.

“Mas não podemos ser ingênuos. Para mim, essa decisão veio para impedir o debate da suspeição, que era muito mais intenso, politicamente muito mais intenso e atingia direto as práticas nocivas de Moro e dos integrantes da Lava jato”, acrescentou o jurista.

“Existe a hipótese de Lula processar os agentes, mas teria mais êxito se processar o Estado em razão da responsabilidade subjetiva e, nesse caso, objetiva. Como houve uma prisão ilegal, onde sofreu um prejuízo, ele tem direito a ser reparado”, declarou Serrano.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS