Redação Pragmatismo
Saúde 01/Mar/2021 às 14:54 COMENTÁRIOS
Saúde

Personal trainer de 30 anos morre vítima de Covid-19

Publicado em 01 Mar, 2021 às 14h54

Personal trainer de 30 anos não resistiu ao agravamento da Covid-19 e faleceu nesta segunda-feira. João Paulo era sócio de uma academia e, segundo familiares, não tinha nenhuma comorbidade

O personal trainer João Paulo
O personal trainer João Paulo

Um personal trainer de apenas 30 anos de idade faleceu nesta segunda-feira (1) vítima de Covid-19 na Paraíba. João Paulo era morador da cidade de Monteiro (PB), mas estava internado no Hospital Pedro I, em Campina Grande.

O quadro de saúde do profissional de educação física se agravou nos últimos dias e ele não resistiu às complicações da doença. As informações são da imprensa local.

De acordo com familiares e amigos, João Paulo era sócio da academia ‘Caverna Fitness’ e não tinha nenhuma comorbidade.

Nas redes sociais, o perfil da academia divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de João Paulo acompanhada de uma imagem que dizia: ‘Luto oficial’.

A academia também informou que ficará fechada por “tempo indeterminado”. Dezenas de pessoas que conheciam João Paulo se mostraram chocadas com o falecimento do jovem.

“Meu Deus, há pouco tempo o encontrei em uma lanchonete. Brincou, conversou, e aparentemente estava tudo ‘ok’. E hoje recebemos uma notícia dessas”, publicou uma amiga.

Em razão do crescente número de infecções da Covid-19, o governo da Paraíba divulgou na última semana um decreto que estabelece toque de recolher e disciplina funcionamento de bares, restaurantes, igrejas e escolas. Além disso, toda a orla da capital João Pessoa foi fechada.

Mais jovens morrendo

Desde janeiro, diversos médicos que trabalham na linha de frente do combate ao coronavírus têm relatado que a doença está agredindo pessoas mais jovens de maneira mais severa.

As observações foram inicialmente detectadas em Manaus, cidade onde surgiu uma variante mais agressiva da doença.

No entanto, infectologistas afirmam que a cepa de Manaus já é encontrada em todas as partes do Brasil e, nos próximos meses, poderá ser a variante dominante em território nacional.

“Só quem está na linha de frente hoje está vendo que estamos diante de um ser invisível muito mais patogênico”, disse o infectologista e pesquisador Noaldo Lucena, que atua em clínica popular, atendimento domiciliar e hospitais públicos.

“Muito mais jovens estão morrendo. Não estamos falando só de grupo de risco: isso está em todas as faixas etárias, atingindo adolescentes e jovens mesmo sem comorbidade”, afirmou Noaldo.

A enfermeira e professora Ana Paula Rocche concorda que “o vírus não é mais o mesmo”. Ela relata que a queda de saturação de pacientes ocorre de forma muito mais rápida e silenciosa.

“O paciente começa no primeiro dia sentindo uma dor de garganta; depois sente uma dor de cabeça; no terceiro dia ele já começa uma febre, mas no quarto começa uma falta de ar, e quando você coloca um oxímetro nele, a saturação que era para estar em 98% está 70%, 75%. Isso não é normal! É uma coisa extremamente grave que ataca as vias aéreas e pulmões, e de forma silenciosa demais”, pontua.

“O pulmão parece que vai ressecando, que vai encolhendo; e aí você entra com tudo que é antibiótico, anticoagulante e o pulmão não expande. Isso não é normal”, acrescenta.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS