Redação Pragmatismo
Saúde 06/Mar/2021 às 12:44 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem que espalhou Covid-19 em duas cidades é internado compulsoriamente

Publicado em 06 Mar, 2021 às 12h44

Infectado com o coronavírus, Etuino Fachinello cuspia na própria mão e passava em carros estacionados em cidades do Rio Grande do Sul

homem espalha covid
Momento da prisão do homem que espalhou Covid no RS (reprodução)

Depois de passar a própria saliva em carros estacionados no centro do município de Planalto (RS) na última quarta-feira (3), um homem diagnosticado com Covid-19 fez o mesmo na cidade próxima de Iraí, na quinta-feira (4).

A princípio, Etuino Fachinello foi levado para a delegacia, onde ficou declarado que ele precisava ficar isolado em casa. No entanto, o homem foi para outra cidade e cometeu o mesmo crime.

Por isso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) decidiu interná-lo compulsoriamente nesta sexta-feira (5). A determinação foi tomada pela desembargadora Marilene Parizotto Campagna, segundo consta nos autos do processo.

A magistrada se baseou na Portaria Interministerial datada de 17 de março de 2020, que autoriza o encaminhamento do autor à sua residência ou hospital para cumprimento das medidas sanitárias visando a evitar a propagação da Covid-19.

“Pois bem. A internação e isolamento em hospital é a unica medida que se mostra eficaz para evitar a propagação intencional do vírus pelo requerido, tendo em vista o descumprimento das determinações dos agentes municipais”, explicou a juíza.

Imagens de câmeras de segurança mostraram que o homem passava a própria saliva em carros estacionados para disseminar o vírus. Etuino Fachinello cuspia na mão e encostava nas maçanetas dos veículos.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul também entendeu, a partir das imagens e da reincidência, que o homem tinha “o notório intuito de propagar a doença”.

A Prefeitura de Planalto emitiu um comunicado alertando a população sobre os riscos de contágio. “Pedimos a população que tenha cuidado especialmente no centro do município e onde tocar, higienizar rapidamente as mãos”, destaca.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS