Redação Pragmatismo
Saúde 04/Mar/2021 às 10:58 COMENTÁRIOS
Saúde

Camilo Santana decreta lockdown em Fortaleza para conter a pandemia

Publicado em 04 Mar, 2021 às 10h58

“Sabemos que não é uma decisão fácil. Sei o quanto isso afeta a economia do Estado. Mas, neste momento, a única forma que temos até vacinar a população, é fazer o isolamento social rígido”

Camilo Santana decreta lockdown Fortaleza conter pandemia
José Sarto, Camilo Santana e Carlos Roberto Martins (Imagem: reprodução)

Em pronunciamento nas redes sociais na noite desta quarta-feira, 3, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciaram que irão decretar um ‘isolamento social rígido’ na capital cearense.

Na prática, o comércio considerado não essencial não poderá funcionar. O decreto, que será divulgado nesta quinta-feira com os detalhes da decisão, é válido a partir da próxima sexta-feira, 5. O lockdown terá duração de 14 dias.

Além de Fortaleza, outros quatro municípios do Ceará já estão com as medidas mais rígidas para o combate à pandemia previstas no plano estadual. Santa Quitéria, Meruoca, Mombaça e Palhano, tiveram a definição em razão da alta de casos de covid-19.

De acordo com o governador, a decisão foi tomada porque Fortaleza é “o epicentro da pandemia no Estado”. O decreto também recomenda que todos os municípios do Ceará que estão com nível ‘grave’ de ocupação de leitos também façam isolamento social rígido.

Saiba mais:
Estudo indica que variante brasileira da Covid pode escapar de vacinas e anticorpos
Brasil pode ficar isolado mundialmente por causa do descontrole da Covid-19
Covid-19: Brasil engata ponto morto e fica esperando por um milagre

Santana citou o número recorde de mortes no País nesta quarta-feira, a preocupação com as novas variantes do coronavírus e disse que foi uma decisão difícil, mas necessária.

Sabemos que não é uma decisão fácil, que nos últimos seis anos o que eu mais lutei foi para que a economia crescesse, mas neste momento a única forma que temos, até vacinar a população, de proteger você que está em casa é fazendo isolamento social rígido”, diz ele.

A situação é grave e necessita do apoio de todos para que possamos superar esse momento, protegendo os cearenses e salvando vidas”, acrescentou o governador.

Sarto citou o pico de contágio no ano passado e disse que, apesar de hoje existirem mais leitos em Fortaleza, “lamentavelmente os números têm crescido muito e o número de profissionais contratados não têm aumentado o suficiente para os atendimentos”, afirmou.

Leia também:
Menina de 13 anos morreu de síndrome inflamatória pós-Covid, revela diagnóstico
Professora de pilates morre aos 35 anos vítima de Covid-19
‘Tim Maia da Paulista’ morre vítima de Covid-19 aos 31 anos
Personal trainer de 30 anos morre vítima de Covid-19

Agência Estado

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS