Redação Pragmatismo
Saúde 26/Mar/2021 às 17:06 COMENTÁRIOS
Saúde

Araraquara tem zero mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado em 26 Mar, 2021 às 17h06

Do colapso à esperança: Araraquara colhe os resultados do 'lockdown de verdade' e não registra mortos por Covid pela primeira vez em 45 dias. Índice de contaminação que chegou a 53% agora está em 7%. "Fizemos o que a Ciência manda fazer", diz prefeito

A cidade de Araraquara (SP) não registrou nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas. É a primeira vez que isso acontece em 45 dias. As informações são do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (26).

Araraquara foi a primeira cidade a adotar um ‘lockdown de verdade’ nesta segunda onda da pandemia no Brasil. O município entrou em colapso na saúde, com 100% dos leitos de UTI ocupados. Foram registradas 113 mortes por covid-19 somente em janeiro e fevereiro, mais do que a soma inteira do ano passado.

Um estudo do Instituto de Medicina Tropical da USP encontrou a variante amazonense do novo coronavírus em 93% dos casos analisados na cidade.

“Araraquara fez o que a ciência diz que tem que fazer. Depois de um longo período, hoje Araraquara não registrou nenhum óbito. E depois de ter índice de contaminação de 53%, ontem [25] tivemos 7% de positivação”, afirmou o prefeito Edinho Silva (PT).

“Quero dizer que o isolamento social é uma medida dura. Só é tomada quando não há outro instrumento. Se ainda não temos celeridade na vacinação, o que nos resta é o isolamento social”, acrescentou o prefeito.

O prefeito também valorizou como efeito do lockdown a queda na porcentagem de ocupação dos leitos da cidade. Além da diminuição de mortes e novos casos no município, o prefeito disse que a pressão menor sobre o sistema de saúde tem possibilitado que Araraquara auxilie cidades vizinhas.

“Estamos tirando a pressão sobre leitos. Hoje 57% dos pacientes são da região. Hoje estamos ajudando cidades da região. Então fica minha gratidão ao governo [paulista] e o orgulho da cidade que abraçou o lockdown quando ele precisava ser feito. E por isso estamos colhendo resultados”, disse.

SAIBA MAIS SOBRE O LOCKDOWN EM ARARAQUARA:

Araraquara: o que aconteceu com a cidade que adotou ‘lockdown de verdade’
O que o lockdown de Araraquara pode ensinar o Brasil?

Recomendações

COMENTÁRIOS