Redação Pragmatismo
Saúde 12/Fev/2021 às 10:06 COMENTÁRIOS
Saúde

Washington Post diz que vacina russa Sputnik V pode ser ‘história de sucesso global’

Publicado em 12 Fev, 2021 às 10h06

A princípio, vacina russa foi alvo de críticas e desprezo por parte da imprensa ocidental, mas o jogo parece ter virado. A Sputnik V é consideravelmente mais barata do que as suas concorrentes ocidentais, tem alta eficácia comprovada e não requer o mesmo tipo de infraestrutura de armazenamento ultrafrio

Washington Post vacina russa Sputnik V história de sucesso global
(Imagem: Washington Post)

SputnikNews

Na semana passada, a vacina russa Sputnik V passou a receber forte apoio após a publicação dos resultados da terceira fase de testes clínicos em voluntários, na renomada revista científica The Lancet, confirmadores da eficácia de 91,6% 21 dias após a primeira injeção e de 91,8% em pessoas de mais de 60 anos.

Mais de uma dúzia de países aprovou o uso da vacina, e é muito provável que muitos outros seguirão [o exemplo], uma vez que a vacina recebeu o selo de aprovação da The Lancet. Sputnik V é consideravelmente mais barata do que as suas concorrentes ocidentais e não requer o mesmo tipo de infraestrutura de armazenamento ultrafrio, que complicaria a distribuição da vacina da Pfizer em grande parte dos países em desenvolvimento“, aponta jornal Washington Post.

Leia também:
Pesquisadores descobrem quatro novos sintomas da Covid-19

Com alta precisão, novo algoritmo prevê risco de morte por Covid-19

Jornalista acredita que a Sputnik V poderia trazer vitória ao Kremlin com uso de “poder brando”, acrescentando ser resultado de uma grande estratégia nacional de pesquisa implementada na Rússia.

Talvez, o maior prêmio, pelo menos em termos geopolíticos, seja a Europa“, ressalta.

O artigo nota ainda que os membros da União Europeia foram confrontados com escassez de imunizantes e falhas na aquisição de vacinas, o que deixou os países do bloco para trás em termos de vacinação da sua população em comparação com EUA e Reino Unido. Esta situação suscita o interesse pela vacina russa nos países da UE.

Anteriormente, agência Bloomberg escreveu que a vacina Sputnik V é o maior avanço científico da Rússia desde o colapso da União Soviética.

Leia também:
Bolsonaro usou R$ 70,4 milhões de recursos da Fiocruz para produzir cloroquina
Jovem destrói o fígado após usar ivermectina para tratamento contra Covid-19
Planalto impõe sigilo de 100 anos a cartão de vacina de Bolsonaro

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS