Redação Pragmatismo
Saúde 18/Fev/2021 às 22:22 COMENTÁRIOS
Saúde

Italiano vacinado é infectado com variante brasileira do coronavírus

Publicado em 18 Fev, 2021 às 22h22

Italiano é infectado com variante brasileira do coronavírus mesmo depois de ter recebido a vacina da Pfizer. O paciente está assintomático e em isolamento domiciliar. As autoridades acreditam que a vacina protegeu o homem de desenvolver sintomas graves

variante brasileira coronavírus
(Imagem: Reuters/Bruno Kelly)

Reuters

Um profissional de saúde do hospital de L’Aquila, na Itália, foi infectado com a variante brasileira do novo coronavírus Sars-CoV-2, mesmo depois de ter recebido a vacina da Pfizer/BioNTech.

A nova cepa foi identificada durante exames periódicos realizados em todos os operadores sanitários e analisada pelos institutos de zooprofilaxia experimental de Abruzzo e Molise.

As autoridades sanitárias da Itália estão fazendo novas avaliações detalhadas, mas acreditam que a vacina pode ter protegido o paciente contra sintomas graves. O profissional é assintomático e está em isolamento domiciliar.

Segundo relatos, ele teria contraído o vírus de sua mãe, após a família registrar um surto com pelo menos seis casos positivos.

Todos não apresentam sintomas. Os médicos de L’Aquila realizam testes para verificar se as pessoas também foram contaminadas com a variante brasileira.

Amanhã está prevista uma reunião com as autoridades de saúde e a prefeita do município, Cinzia Torraco, para debater a situação.

Nos últimos dias, na cidade de Poggio Picenze já haviam sido descobertos três casos da cepa brasileira em três brasileiros residentes na região central.

Embora algumas vacinas reduzam em ‘apenas’ em 52% o risco de infecção, os cientistas observam que elas ajudam mais pelo fato de reduzirem o risco de morte em praticamente 100% dos casos.

Ao reduzirem em mais de 80% a chance de ter a forma grave da doença, as vacinas também reduzem drasticamente o número de pessoas ocupando leito ou UTI em hospitais. Sendo assim, apesar de imperfeitas, as vacinas são muito mais úteis do que parecem.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS