Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 19/Fev/2021 às 09:46 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Documentos inéditos mostram mundo à beira de uma guerra nuclear em 1983

Publicado em 19 Fev, 2021 às 09h46

Durante dez dias de novembro de 1983, o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear do que se sabia até aqui. É o que revelam 380 novos documentos abertos pelo Departamento de Estado dos EUA

Documentos inéditos mundo guerra nuclear 1983 Rússia eua
As bombas nucleares foram carregadas em aeronaves Sukhoi Su-17 (Imagem: @Fighting_Fitter)

Durante dez dias de novembro de 1983, o mundo esteve mais próximo de uma guerra nuclear do que se sabia até aqui.

É o que revelam novos documentos abertos pelo Departamento de Estado dos EUA . Eles detalham a extensão da crise provocada por um exercício militar ocidental que os soviéticos acreditavam ser uma preparação de uma guerra de verdade.

A crise em si era conhecida, a partir do relato de ex-espiões dos dois lados e do trabalho de pesquisa como o americano Nate Jones, do instituto Arquivo de Segurança Nacional, da Universidade George Washington (EUA).

Os novos 380 documentos mostram que Moscou ordenou que pelo menos um esquadrão de caças-bombardeiros Sukhoi-17 em cada regimento seu na antiga Alemanha Oriental e na Polônia comunista fosse armado com bombas nucleares táticas.

Os aviões ficarão em alerta 24 horas por dia, com um tempo de reação máximo de 30 minutos até atingir seus alvos na Europa Ocidental.

Mais: só agora se sabe que, numa revisão dos fatos feitos para tratar dos erros de inteligência, os EUA reconheceram não ter notado uma suspensão inusual de voos militares em todo o bloco comunista durante 7 dos 10 dias do exercício.

A única hipótese lógica: os aviões estavam em solo sendo preparados para combate real.

Até aqui, era conhecida a mobilização das quadros soviéticas, mas não que se preparavam para uma guerra nuclear no teatro europeu, dividida pelos ganhadores da Segunda Guerra Mundial entre os blocos comunista e capitalista, que provavelmente escalaria para um conflito apocalíptico global.

A crise decorreu de uma sucessão de erros de avaliação dois lados, descaso americano e paranóia soviética à frente, e guarda importantes lições para um mundo em que novos riscos de conflitos a partir de acidentes ou equívocos crescem ano a ano.

Leia também: Rússia libera imagens inéditas de teste com a mais potente bomba da históriaT

Em dezembro passado, por exemplo, a Marinha americana foi consultelhada pelo Pentágono a ser mais assertiva em seus encontros com rivais russos e chineses em águas contestadas.

Isso num momento em que Pequim e Washington se estranham no mar do Sul da China e no estreito de Taiwan, e logo após uma quase colisão entre destruidores russo e americano no Pacífico.

O ano de 1983 condensou os maiores perigos de conflito na Guerra Fria desde uma crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Com a diferença de que os riscos para o resto do mundo eram bastante maiores, assim como hoje.

Dois anos antes, em 1981, os soviéticos experimentavam a estagnação do fim do governo de Leonid Brejnev (1964-82). Pressionada, a cúpula em Moscou disparou a Operação Rian, acrônimo russo para Ataque com Míssil Nuclear, a maior ação de inteligência de toda a Guerra Fria.

Seu objetivo era encontrar, em todos os cantos inimigos, sinais de que os americanos tomariam a ofensiva e atacariam primeiro. Era um misto de temor histórico, devido à traição nazista que levou à invasão de 1941, e paranóia de regime decadente.

Com isso, os nervos reconhecidos à flor da pele. Não comparou nada ao clima a retórica inflamada de Ronald Reagan, o presidente americano que assumira em 1981 e dois anos depois falava na União Soviética como um “império do mal” a ser destruído, lançando uma corrida armamentista.

Novos mísseis americanos foram feitos na Europa, expondo Moscou um primeiro ataque devastador sem grande tempo de reação. Os soviéticos eram os seus apontados para toda capital europeia, mas para atingir Washington haveria uma janela maior de alerta.

Houve uma série de incidentes escalando como tensões. Os novos mísseis americanos fizeram os soviéticos deixarem de controle de armas.

Em setembro, Moscou abateu um Jumbo coreano, confundido com avião-espião. No mesmo mês, um erro de computador quase fez a União Soviética disparar seu arsenal nuclear e, em outubro, Washington invadiu Granada e derrubou um governo de esquerda.

Mas o centro da tensão era uma grande trincheira europeia. A Otan (aliança militar ocidental) organizou três grandes exercícios militares na sequência, culminando num que os líderes próprios dos países desenvolvem, o Able Archer 83 (arqueiro capaz, em inglês).

Anual, uma simulação foi escalada para contemplar o uso dos novos mísseis numa transição do embate convencional, que seria perdido pelos ocidentais ante as formas numericamente superiores do então Pacto de Varsóvia, para a guerra nuclear tática.

Segundo os relatos conhecidos, os americanos não percebem o risco do outro lado, tanto que não recomendaram nenhum tipo de reação quando os primeiros sinais de nervosismo soviético emergiram.

Se eu soubesse o que descobri depois, estaria incerto sobre o conselho dar“, afirmou o general Leonard Perroots, que era responsável pela área de inteligência da Força Aérea dos EUA na Europa na época do exercício, em um dos documentos agora desclassificados como secretos .

Faltam ainda relatos detalhados do lado soviético. “A natureza da discussão em alto nível no Kremlin é largamente desconhecida“, escreveu o pesquisador Jones no jornal Washington Post , onde coordena os pedidos de acesso a documentos secretos.

Seja como for, o Able Archer acabou em 11 de novembro e as tensões se dissiparam. Uns atribuem isso à melhoria dos informes de inteligência de lado a lado, other ao desmantelamento político soviético (três líderes morreriam de 1982 a 1985), embora isso possa ter contribuído para a tensão.

E nunca é de mais lembrar que o ex-ator de faroeste Reagan ficou horrorizado ao assistir “O Dia Seguinte” , telefilme sobre uma guerra nuclear nos EUA, numa sessão privada em pleno exercício, em 5 de novembro. Coincidência ou não, sua retórica belicista arrefeceu bastante depois da noite.

Igor Gielow, Folhapress

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS