Redação Pragmatismo
Notícias 11/Fev/2021 às 10:43 COMENTÁRIOS
Notícias

Deputado que emprega esposa de Bolsonaro processa Lumena por "racismo reverso"

Publicado em 11 Fev, 2021 às 10h43

Deputado do PSL que emprega a ex-esposa de Bolsonaro denuncia participante negra do BBB pelo que ele classificou de "um caso claro de racismo contra pessoas brancas"

Lumena racismo reverso
Lumena (Reprodução/BBB)

O deputado estadual bolsonarista Anderson Moraes (PSL-RJ) protocolou uma notícia-crime na Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) contra Lumena, participante do BBB 21, por racismo nesta quarta-feira (10).

Em suas redes sociais, o deputado disse que a baiana teve “fala pejorativa e ofensiva generalizada à raça branca”. Em conversa dentro da casa com a amiga Karol Conká, Lumena se referiu à atriz Carla Diaz como “desbotada” e “sem melanina”.

“Um caso claro de racismo de duas jovens negras contra pessoas brancas. Pedimos para a Decradi apurar os fatos e se manifestar pela expulsão dela do programa. Se fosse o contrario, o que seria igualmente crime, já teriam se mobilizado para combater o racismo”.

Anderson, que agora defende pautas bolsonaristas, já foi do PCdoB, em 2016, quando tentou se eleger Vereador de Nova Iguaçu (RJ). Dois anos depois, foi eleito deputado estadual pelo PSL no estado.

No ano passado, foi revelado que o bolsonarista emprega a ex-mulher do presidente, Rogéria Bolsonaro. Ele também foi um dos alvos do Facebook na derrubada de perfis bolsonaristas produtores de fake news.

Racismo reverso

A postura de Lumena dentro do ‘BBB’ tem sido alvo de muitas críticas, mas não por conta de “racismo reverso”. Pelo contrário, a participante foi uma das principais responsáveis pelas humilhações recorrentes ao ator Lucas, que também é negro.

Parte da população brasileira acredita na existência de ‘racismo reverso’, quando negros ofendem brancos por conta da cor de sua pele. O conceito, no entanto, não existe.

Racismo faz referência a uma parte da população que sofreu com exploração oficial da sociedade por meio da utilização do trabalho forçado, segregação financeira, moradia, entre outros sob a justificativa da existência de uma raça superior.

FIQUE POR DENTRO:
A decisão judicial que desmonta a falácia do ‘racismo reverso’
Entenda, definitivamente, por que racismo ‘racismo reverso’ não existe

deputado racismo reverso
O deputado estadual Anderson Moraes

Recomendações

COMENTÁRIOS