Redação Pragmatismo
Juristas 10/Fev/2021 às 12:00 COMENTÁRIOS
Juristas

Conversas mostram namoro de Deltan Dallagnol com a Rede Globo

Publicado em 10 Fev, 2021 às 12h00

Deltan Dallagnol armou encontro com João Roberto Marinho, da Globo, em novembro de 2015, poucos meses antes do impeachment de Dilma

Conversas namoro de Deltan Dallagnol com a Rede Globo lava jato
(Imagem: The Intercept)

Conjur

O Intercept Brasil reproduziu nesta terça-feira (9/2) uma reportagem originalmente publicada no livro “Vaza Jato: os bastidores das reportagens que sacudiram o Brasil”. O texto revela que os procuradores do consórcio de Curitiba buscavam o apoio da Globo para aprovar o projeto das “10 medidas de combate à corrupção”.

A globo é, como Vc diz, um transatlântico… não só para mudar de direção, mas também para impulsionar kkkk“, escreveu Deltan Dallagnol a um repórter da emissora em agosto de 2015.

Leia também: Corrupção no Brasil: entendimento complexo e deturpado

Em um grupo do Telegram, o procurador Daniel Azeredo se mostra orgulhoso de ter tido um “ótimo contato” com José Roberto Marinho, um dos herdeiros do conglomerado de mídia.

Deltan, jantei na semana passada com o José Roberto Marinho (com quem tenho um ótimo contato desde a Rio +20) da Globo e conversei sobre a campanha e novas formas de aprofundarmos a divulgação. Falamos por alto em uma série no jornal nacional comparando os modelos de combate a corrupção de outros países e mostrando como as 10 medidas aproximaria o Brasil dos sistemas mais eficientes do mundo, mas há abertura para outras ideias. O diretor executivo de jornalismo da Globo está em contato conosco para conversar sobre o assunto. Vou fazer uma conversa inicial e colocá-lo em contato com você tudo bem?”, escreveu o procurador em agosto de 2015.

Shou heim“, comemorou Dallagnol.

As mensagens também mostram que os procuradores sempre privilegiavam a Globo para divulgação de denúncias. Em uma conversa de julho de 2015, Deltan pede para procuradores segurarem uma informação pois ele está em contato com o Jornal Nacional se se mostra preocupado com a hora limite para passar a informação — no caso 17h.

A informação de Dallagnol foi base para reportagem de dois minutos para no noticiário global em são mostrados trechos de um pedido do MPF para manter as prisões de Marcelo Odebrecht e dois executivos da empreiteira.

Em novembro de 2015, Deltan se encontrou com José Roberto Marinho. Ele é parabenizado por seus companheiros de consórcio. Veja:

Deltan Dallagnol – 12:42:27 — Caros esqueci de contar algo importante… Na correria, passou. Mas tem que ficar restrito. Almocei na quarta com João Roberto Marinho. É ele quem, segundo muitos, manda de fato na globo. Responsável pela área editorial do grupo. A pessoa que mais manda na área de comunicação no país. Quem marcou foi Joaquim Falcao. Para evitar repercussão negativa, foi na casa do Falcao. Falei do grupo, do trabalho e das medidas. Falei da guerra de comunicação que há no caso. Ele ouviu atentamente e deu seu apoio às 10 medidas. Vai abrir espaço de publicidade na globo gratuitamente.

Andrey Mendonça – 13:04:03 — Parabens Deltinha!

Januário Paludo – 13:04:20 — Bah!!!

Menos de um mês depois do almoço secreto entre o executivo e Deltan Dallagnol, o jornal O Globo publicou o editorial “Combate à corrupção passa pelo fim da impunidade”, conforme narra o Intercept.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS