Redação Pragmatismo
Política 02/Fev/2021 às 07:25 COMENTÁRIOS
Política

Candidatos de Bolsonaro vencem eleições na Câmara e no Senado

Publicado em 02 Fev, 2021 às 07h25

Bolsonaro respira aliviado com as vitórias de Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM) para as presidências da Câmara e do Senado Federal. Presidente comemorou nas redes sociais

arthur lira vitória
Arthur Lira é o novo presidente da Câmara

Jair Bolsonaro comemorou pelas redes sociais o resultado da eleição para a presidência do Senado. Rodrigo Pacheco (DEM-MG) era considerado o favorito na disputa, foi apadrinhado pelo seu antecessor Davi Alcolumbre (DEM-AP) e recebeu o apoio do Planalto, assim como da maioria dos partidos no Senado.

Bolsonaro usou as redes sociais para exaltar a vitória de Pacheco e também chamar a atenção para o voto impresso. Pauta que defende desde 2018.

“Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”, celebrou Bolsonaro, ao divulgar uma imagem em que aparece sorrindo ao lado de Pacheco.

Na Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi eleito em primeiro turno com 302 votos. O candidato era considerado o favorito da disputa e recebeu o apoio do presidente Bolsonaro.

Nas últimas semanas, partidos que apoiavam seu principal adversário Baleia Rossi (MDB-SP), como DEM e PSL, anunciaram a saída do bloco. O PSL entrou formalmente no bloco de Lira e o DEM optou pela neutralidade, mas com uma maioria a favor do congressista do PP.

Baleia Rossi teve 145 votos, em seguida ficaram Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos, Luiza Erundina (Psol-SP), com 16 votos, Marcel Van Hatten (Novo-RS), com 13, André Janones (Avante-MG), com três, Kim Kataguiri (DEM-SP), com dois, e General Peternelli (PSL-SP), com um.

Atual líder do Centrão, Arthur Lira era soldado de Eduardo Cunha e está no seu terceiro mandato como deputado federal. Ele votou com o governo Bolsonaro em 88% das votações, segundo informações do ‘Radar do Congresso’. Lira também é o deputado que mais se ausentou nas sessões em 2020, registrando apenas 68% de assiduidade.

O deputado responde a pelo menos sete processos criminais, entre eles estão acusações de corrupção. Ele foi a grande aposta do governo Bolsonaro para liderar a Casa para que pautas de interesse do Governo avancem.

Fazem parte do bloco que sustentou a eleição de Lira os partidos PP, PSD, PL, PSL, Avante, Patriota, Podemos, Republicanos, PSC, PTB e Pros.

com informações do Congresso em Foco

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS