Redação Pragmatismo
Notícias 04/Jan/2021 às 20:31 COMENTÁRIOS
Notícias

PT e 4 partidos de oposição vão apoiar Baleia Rossi; impeachment fica fora do acordo

Publicado em 04 Jan, 2021 às 20h31

Por 27 votos a 23, PT decide apoiar Baleia Rossi na eleição para a Presidência da Câmara. Com isso, o partido se soma ao PCdoB, PSB, PDT e Rede, que já haviam fechado com o blocão de Rodrigo Maia contra o candidato de Bolsonaro

Baleia Rossi
Baleia Rossi (Foto: Sérgio Lima)

As bancadas do PT, PDT, PCdoB, PSB e Rede na Câmara decidiram nesta segunda-feira (4) apoiar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Casa. Os petistas foram os últimos a tomar a decisão. Eles se reuniram nesta tarde e tomaram a posição por 27 votos a 23.

Se o bloco formado em torno da candidatura de Baleia vencer, o PT deve ficar com a primeira secretaria da Câmara, responsável por decisões administrativas, como a organização das despesas da Casa.

Após a reunião interna, representantes do PT seguiram para um novo encontro, dessa vez com a participação do PDT, PCdoB, PSB e Rede. Os partidos têm juntos 120 deputados, mas pode haver traições. Na bancada do PSB, por exemplo, há alguns deputados que apoiam Arthur Lira (PP-AL).

Com o anúncio desta segunda-feira, o deputado do MDB tem uma aliança de 11 partidos (MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PCdoB, PSB, Rede, PDT, Cidadania e PV).

O grupo de partidos que deve apoiar Baleia soma 268 deputados, que ultrapassa em 11 o número mínimo de deputados para eleger em primeiro turno o presidente da Câmara. Já o bloco de Arthur Lira (PP-AL) – PP, Solidariedade, PL, PSD e Avante – soma 205 votos. No entanto, o voto é secreto e o cenário pode se inverter caso haja traições ao grupo de Baleia.

Compromissos assumidos

O PT divulgou uma lista de compromissos assumidos por Baleia Rossi. Apesar da pressão de alguns parlamentares, a promessa de tramitação do impeachment de Jair Bolsonaro não entrou no acordo.

Veja os compromissos assumidos:

– a renda emergencial e/ou a ampliação do Bolsa Familia;

– a geração de emprego e o fim do arrocho salarial;

– a segurança alimentar, com apoio à agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária, garantido comida barata ao povo.

-tributos sobre a renda dos mais ricos;

-defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais.

Nota do PT

NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES COMPROMISSOS PARA A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

A bancada do PT na Câmara dos Deputados deliberou nesta tarde apoiar o candidato do bloco formado por 11 partidos políticos, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), a partir de compromissos firmados pelo candidato com os partidos de oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB), em defesa da democracia, da independência do Poder Legislativo e de uma agenda legislativa que contemple direitos essenciais da população, dentro os quais destacamos:

Lutar pelos direitos do povo brasileiro, pautando projetos que garantam efetivamente o direito à vida e à saúde, por meio do adequado enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, garantindo:
– o acesso universal à vacina;
– a renda emergencial e/ou a ampliação do Bolsa Familia;
– a geração de emprego e o fim do arrocho salarial;
– a segurança alimentar, com apoio à agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária, garantido comida barata ao povo.
-tributos sobre a renda dos mais ricos;
-defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais.

Os compromissos apresentados ao candidato Baleia Rossi pelas bancadas do PT e dos demais partidos de oposição têm o sentido de enfrentar a agenda de retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional.

O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República.

O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais.

O PT continuará lutando, dentro e fora do parlamento, pela soberania nacional, contra as privatizações de empresas estratégicas ao desenvolvimento, contra a agenda neoliberal que compromete o presente e o futuro do país, em defesa dos direitos dos trabalhadores, pelo impeachment de Jair Bolsonaro e pelo resgate dos direitos políticos e cidadãos do ex-presidente Lula.

GLEISI HOFFMANN, presidenta nacional do PT
ÊNIO VERRI, líder do PT na Câmara dos Deputados
Brasília, 4 de janeiro de 2021

com informações do Congresso em Foco

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS