Redação Pragmatismo
Saúde 20/Jan/2021 às 10:46 COMENTÁRIOS
Saúde

Médico de 28 anos que estava na linha de frente morre vítima de Covid-19

Publicado em 20 Jan, 2021 às 10h46

Médico de 28 anos trabalhava em UTI para pacientes com Covid. Gillian Reis fez tomografia e constatou que pulmões estavam comprometidos no fim do ano passado. "Lutou até o final para precisar não ser entubado", lembra irmã

Gillian Vitor Reis
Gillian Vitor Reis

O médico Gillian Vitor Reis, de 28 anos, morreu na última sexta-feira (15) vítima de Covid-19. Formado em 2018 pela Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), ele passou um mês internado e não resistiu às complicações da doença.

A morte foi divulgada nas redes sociais pela prefeita de Auriflama (SP), cidade onde o médico trabalhou. Na postagem, Katia Morita (MDB) lamentou a morte e fez um alerta sobre o perigo da doença.

“Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do jovem Dr. Gilian Vitor Reis, com quem dividi vários plantões no Pronto Socorro de Auriflama. Atencioso, dedicado e um apaixonado pela medicina e por cuidar das pessoas, Dr. Gillian se foi devido às complicações causadas pela Covid-19”, afirmou.

Giovana Reis, irmã do médico, conta que em 13 de dezembro Gillian foi se encontrar com a família em Bandeirantes d’Oeste, distrito de Sud Mennucci. Cinco dias depois, em 18 de dezembro, ele fez uma tomografia após sentir falta de ar e constatou que os pulmões estavam comprometidos. Em seguida, já foi internado.

“Ele lutou até o final para não precisar ir para a UTI e ser entubado, pois sabia de todos os procedimentos que passaria. Mas não teve jeito, os pulmões não respondiam ao tratamento”, conta.

“Desde o começo da pandemia ele trabalhava na UTI da Covid. No começo, acho que todos ficaram com medo do desconhecido, mas ele sempre dizia que, se ele como médico não enfrentasse, quem iria?”, afirma.

“Foi um susto. Aliás, está sendo. Ele era muito querido por todos. O apelido dele era ‘doutor anjo’. Recebi muitas mensagens e orações de pessoas que nunca vi na vida e de outros lugares durante os 25 dias internado até o falecimento dele”, lembra a irmã.

Coronavírus no Brasil

O Brasil registrou 1.192 mortes por Covid-19 e 62.094 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta terça-feira.

Com os números atualizados, o país chega à marca de 211.491 mortes em decorrência da Covid-19, além de 8.573.864 casos acumulados desde o início da pandemia. A média móvel de mortes diárias atingiu hoje o patamar de 972, aumento de 34,6% em relação há 14 dias.

Recomendações

COMENTÁRIOS