Redação Pragmatismo
Saúde 21/Jan/2021 às 12:02 COMENTÁRIOS
Saúde

Filho de ex-deputado, bolsonarista fura fila e é vacinado antes de profissionais de saúde

Publicado em 21 Jan, 2021 às 12h02

Filho de ex-deputado provoca revolta ao furar fila e ser vacinado em Manaus, cidade que atravessa colapso hospitalar com recordes de casos e falta de oxigênio. O jovem bolsonarista foi imunizado antes de profissionais que arriscam a vida na linha de frente contra a Covid-19

David Dallas vacinado coronavírus Manaus
David Dallas é vacinado antes de profissionais de saúde e grupos de risco

A população de Manaus (AM) ficou indignada ao saber que David Dallas, filho do ex-deputado Wanderley Dallas (Solidariedade), foi vacinado contra a Covid-19 antes mesmo de profissionais de saúde que arriscam a vida na linha de frente desde o início da pandemia.

Um dia depois de ser vacinado, Dallas foi nomeado gerente de projetos da Secretaria Municipal de Saúde para ganhar um salário de cerca de R$ 15 mil. O próprio jovem, que é bolsonarista, publicou na terça-feira (19) uma foto de sua vacinação nas redes sociais.

“A prioridade não são grupos de risco, mas grupos de ricos. No mais, esses bolsonaristas não deveriam ser vacinados, já que não acreditam na Ciência. Tinham que seguir tomando cloroquina”, criticou uma internauta.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou nesta quarta-feira (20) que baixaria uma portaria proibindo as pessoas de postarem fotos nas redes sociais após serem vacinadas.

Após a repercussão do caso, o Ministério Público (MP), a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Amazonas questionaram o governo do Estado sobre o número de doses da Coronavac recebidas, o rateio entre as cidades e a lista de profissionais de saúde imunizados.

Defensoria, MP e TCE cobram o Estado sobre o total de doses distribuídas entre os municípios. Consta no site do Ministério da Saúde que chegariam para Manaus 101 mil doses de vacina e só chegaram 40 mil. Segundo o ofício enviado ao governo pelos órgãos de controle, outros municípios também receberam menos, como Parintins, que iria receber 4.974 doses, mas recebeu pouco mais de mil esta semana.

VEJA TAMBÉM: Vereador bolsonarista tenta furar fila de vacinação e faz escândalo ao ser barrado

“Não há transparência alguma nos dados, estamos enviando ofícios sobre essa falta de informações ao governo do Estado desde a primeira fase da pandemia”, afirmou defensor público do Estado, Rafael Barbosa.

Recorde de casos

O Amazonas registrou 5.009 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (20) e bateu o recorde de registros diários. Desse total, 3.632 novos casos foram confirmados em Manaus e 1.377 em cidades do interior.

Em todo o estado, o número de infectados chegou a 238.980. Também nesta quarta, foram confirmados 148 novos óbitos e o total de óbitos saltou para 6.598.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS