Redação Pragmatismo
Saúde 19/Jan/2021 às 19:11 COMENTÁRIOS
Saúde

58% dos eleitores de Bolsonaro dizem que irão se vacinar "com certeza"

Publicado em 19 Jan, 2021 às 19h11

Levantamento sonda a disposição dos brasileiros de aderir à imunização contra o novo coronavírus. De acordo com a pesquisa, 58% dos eleitores declarados de Jair Bolsonaro disseram que se vacinarão "com certeza"

Pazuello e Bolsonaro
Pazuello e Bolsonaro

A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (18) sondou a disposição dos brasileiros de aderir à imunização contra o novo coronavírus.

Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados disseram que se vacinarão com certeza. No entanto, entre os eleitores declarados do presidente Jair Bolsonaro, esse percentual cai para 58%.

Ainda no contexto da pandemia de Covid-19, 50% defendem que o governo Bolsonaro crie um mecanismo semelhante ao auxílio-emergencial para a os brasileiros mais vulneráveis, embora apenas 27% dos entrevistados acreditem que o governo tomará essa decisão.

A pesquisa também destaca uma piora na percepção sobre a atuação de Jair Bolsonaro no combate à Covid-19: 52% a consideram ruim ou péssima, uma elevação de quatro pontos percentuais ante o último levantamento.

Avaliação do governo

A rejeição ao governo Bolsonaro voltou a subir e passou de 35% para 40% o número de brasileiros que consideram a gestão ruim ou péssima. A última pesquisa havia sido divulgada no dia 20 de dezembro.

No período, caiu de 38% para 32% a parcela da população que consideram a gestão boa ou ótima. Segundo o instituto, é a primeira vez desde maio de 2020 em que há aumento no percentual de críticos ao governo e redução no de apoiadores. De acordo com o levantamento, é a primeira vez desde julho do ano passado que a avaliação negativa supera a positiva. 26% classificam o governo como regular.

Eleições 2022

Segundo a pesquisa, Bolsonaro segue à frente na disputa para a eleição presidencial de 2022, com 28% das intenções de voto, seguido por Sergio Moro (12%), Ciro Gomes (11%) e Fernando Haddad (11%). Atrás deles, aparecem Luciano Huck (7%), Guilherme Boulos (5%), João Doria (4%), João Amoêdo (3%) e Luiz Henrique Mandetta (3%).

No segundo turno, porém, ao contrário do levantamento divulgado em dezembro, Bolsonaro aparece numericamente atrás do ex-ministro Sergio Moro em uma projeção de segundo turno. Moro lidera o cenário por 36% a 33%. O presidente venceria Haddad (42% a 37%), Ciro (40% a 37%), Boulos (44% a 31%) e Huck (38% a 34%).

A pesquisa XP/Ipespe entrevistou mil pessoas entre 11 e 14 de janeiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS