Redação Pragmatismo
Saúde 21/Dez/2020 às 13:55 COMENTÁRIOS
Saúde

Reino Unido é isolado após nova variante do coronavírus; veja o que já se sabe

Publicado em 21 Dez, 2020 às 13h55

Transmissão 70% mais rápida: países isolam Reino Unido após variante da Covid-19 mais infecciosa do que todas as outras mutações. Cepa já foi encontrada na Austrália e Itália

nova cepa coronavírus
(Imagem: El País)

Uma variante do coronavírus Sars-CoV-2 tem deixado pesquisadores e autoridades em alerta por todo a Europa desde o anúncio do Reino Unido de que a nova cepa era transmitida de maneira mais rápida em até 70%.

Desde então, inúmeros países fecharam suas fronteiras aéreas e/ou marítimas com o território britânico para evitar que a mutação se espalhasse também para outros países. Mas porque essa mutação está chamando tanto a atenção, se é normal que vírus sofram mutações constantes?

Segundo os britânicos, os temores com essa variante, chamada de H69/V70, tem como foco a rápida disseminação dela —que já superou a mutação anterior em Londres e no sudeste da Inglaterra — e a possibilidade de que essa alteração afeta partes importantes da estrutura do vírus.

Dados do ECDC (Centro Europeu para Controle de Doenças) mostram que a nova cepa circula desde novembro —o Reino Unido fala em detecção no país em setembro — e os três primeiros casos confirmados dela fora do território da Inglaterra (na Austrália e na Dinamarca) têm ligações com o foco de Londres.

“Já é verificada uma difusão internacional, mesmo que não se conheça a extensão”, publicou a entidade em nota. A Itália também já identificou um primeiro caso ligado a uma pessoa que voltou recentemente de Londres, assim como os Países Baixos, Bélgica e África do Sul.

Para a ECDC, “não há indicações no momento de uma maior gravidade da infecção ligada a essa nova mutação”, mas o órgão ressalta que a fase de transmissão ocorreu em um período do ano em que “tradicionalmente, aumentam os contatos familiares e sociais”.

“Dada a atual falta de dados sobre essa nova variante que se difundiu fora do Reino Unido, servem esforços tempestivos para prevenir e controlar a difusão”, pontua ainda a entidade, pedindo aos europeus para notificarem imediatamente casos da mutação no sistema da União Europeia. Até o momento, porém, o ECDC não acredita que a H69/V70 provoque alterações capazes de tornar ineficazes as vacinas contra a covid-19, que já estão sendo aplicadas em diversos países.

Atualmente, a principal mutação do Sars-CoV-2 havia ocorrido na Europa em fevereiro: o vírus que veio da China sofreu uma alteração, chamada de mutação G614, e tornou-se mais contagioso do que a “versão” asiática, virando a cepa mais incidente no mundo todo.

Conforme as primeiras informações, a H69/V70 já havia sido identificada anteriormente, incluindo no organismo nos visons abatidos na Dinamarca, mas não tinha se espalhado rapidamente entre humanos. Agora, os cientistas buscam mais dados para entender a alteração.

Se a alteração seguir o “roteiro” da G614, o maior impacto será na proliferação da doença do que na mortalidade. Porém, ainda serão necessários estudos mais aprofundados.

Preocupação

O conselheiro científico do governo britânico, Patrick Vallance, afirmou no sábado que essa nova variante do SARS-CoV-2, além de se propagar rapidamente, está se transformando na forma “dominante”, o que gerou “um aumento muito forte” das hospitalizações em dezembro.

“O grupo consultivo sobre ameaças novas e emergentes de vírus respiratórios (NERVTAG) considera que esta nova cepa pode se propagar mais rapidamente”, declarou o médico-chefe da Inglaterra, Chris Whitty, em um comunicado.

A informação “sobre esta nova cepa é muito preocupante”, afirmou o professor Peter Openshaw, imunologista do Imperial College de Londres, citado pelo Science Media Centre. Principalmente porque “parece ser entre 40% e 70% mais transmissível”.

“É uma notícia muito ruim”, comentou o professor John Edmunds, da London School of Hygiene & Tropical Medicine. “Parece que esse vírus é muito mais infeccioso que a cepa anterior”.

Em sua página do Facebook, o geneticista francês Axel Kahn lembrou que, até agora, “foram sequenciadas 300.000 mutações do SARS-CoV-2 no mundo”.

A nova cepa incorpora uma mutação na proteína da “espícula” do coronavírus, que permite que o vírus se prenda às células humanas para penetrá-las.

“Infelizmente, a nova cepa estava fora de controle. Devemos retomar o controle, é a única forma de fazê-lo, restringir os contatos sociais”, declarou neste domingo o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock.

Caso da Itália

A Itália confirmou no último final de semana o primeiro caso no país da nova cepa do coronavírus originária no Reino Unido.

A paciente é italiana e seu marido retornou recentemente de uma viagem de trabalho à Inglaterra. Moradora de Roma, ela realizou o exame RT-PCR nos últimos dias, provavelmente em um drive-thru. A mulher está em isolamento residencial com seu marido, que também foi diagnosticado com o novo coronavírus.

Agência ANSA

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS