Redação Pragmatismo
Saúde 03/Dez/2020 às 13:57 COMENTÁRIOS
Saúde

Doentes morrem em casa no Rio e Fiocruz alerta que saúde entrou em colapso

Publicado em 03 Dez, 2020 às 13h57

Sem vaga em UTI, doentes morrem em casa no Rio de Janeiro e Fiocruz alerta que saúde entrou em colapso. Problemas tendem a piorar com as festas de fim de ano

leitos UTI rio de janeiro

A alta de casos e mortes por Covid, os leitos escassos e as UTIs saturadas. A tempestade perfeita se formou, sob a última etapa de flexibilização da quarentena, e ontem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos mais importantes centros de pesquisa em saúde pública do país, declarou, numa nota técnica, que a rede do SUS da capital do Rio está com seu sistema de saúde pública em colapso. As informações são do Jornal Extra.

Com a menor oferta de leitos e uma demanda reprimida de pacientes que ficaram em segundo plano no início da pandemia, muitas pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou que lutam com doenças crônicas ficaram sem atendimento médico ou UTIs. O resultado é que estão morrendo dentro de casa.

“Já vemos o colapso no sistema. E nem todos (os óbitos) foram por Covid-19, mas indiretamente de pessoas que ficaram sem assistência”, comenta o sanitarista Christovam Barcellos, membro do Monitora Covid-19 e pesquisador da Fiocruz.

Ontem, 172 pessoas aguardavam por um leito de UTI na cidade e na Região Metropolitana, que contempla a Baixada Fluminense. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva chega a 90% (552 pessoas internadas). No estado, houve mais 81 mortes e 3.415 casos. Há 14 dias, a média móvel de casos da doença cresce.

O levantamento da Fiocruz foi feito até o dia 1º de dezembro, e por isso os dados de novembro, que ainda estão sendo inseridos, podem sofrer alterações. Os pesquisadores apontam ainda que as unidades de assistência básica e emergências sofrem o mesmo esgotamento. Um quadro que acentua o risco de morte. Setembro e outubro concentraram 1.100 óbitos a mais do que o esperado para o período.

“Esse quadro aponta para uma condição de colapso do sistema de saúde, não somente dos hospitais, mas também da atenção primária”, avalia a nota da Fiocruz. E completa: com ações de prevenção e tratamento oportuno de doenças crônicas, seria possível evitar o grande numero de óbitos, inclusive de pacientes que ficaram sem assistência.

“Ser hospitalizado não garante vaga de UTI. Muitos estão morrendo de Covid-19 fora de unidades de terapia intensiva, mesmo com a confirmação de que estão com a doença”, comenta Barcellos.

Do total de mortes no Rio de janeiro por Covid-19, só 40% foram em UTIs. “Provavelmente mais da metade da população que veio a óbito pelo coronavírus no município nem sequer teve chance de atendimento intensivo”, alerta o documento.

A nota da Fiocruz destaca que os problemas tendem a aumentar com as festas de fim de ano.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS