Redação Pragmatismo
Saúde 10/Dez/2020 às 16:23 COMENTÁRIOS
Saúde

Brasil tem primeiro caso de reinfecção por Covid-19 confirmado

Publicado em 10 Dez, 2020 às 16h23

Ministério da Saúde e Fiocruz divulgam primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. Apesar de centenas de casos suspeitos, resultados laboratoriais permitem confirmar que se trata do primeiro registro efetivo no país de uma mesma pessoa duas vezes contaminada

reinfecção coronavírus brasil

O primeiro caso confirmado de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil aconteceu no Rio Grande do Norte. Para chegar ao resultado, foi utilizada a metodologia da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) por sequenciamento genético. As informações são do Ministério da Saúde.

A paciente tem 37 anos, mora em Natal e é profissional de saúde no RN e na Paraíba. A primeira infecção dela aconteceu em junho. Na ocasião, ela apresentou um quadro de síndrome gripal — dor de cabeça, dor abdominal e coriza. Coletou amostra para teste de RT-PCR na Paraíba e o resultado foi positivo. Ela cumpriu isolamento social e se recuperou.

Em outubro, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal — fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos. Houve coleta de amostra para um novo teste, na Paraíba, que também foi positivo. Em conjunto, Rio Grande do Norte e Paraíba investigaram o caso.

Após a investigação, as amostras foram encaminhadas para análise no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, referência para investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus, conforme fluxo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Foi constatada a presença de linhagens distintas do vírus nas amostras coletadas, “o que confirma o primeiro caso de reinfecção do país”, diz o Ministério da Saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde alertou que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. “O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados”, acrescentou a pasta.

Centenas de casos de reinfecção vêm sendo estudados no Brasil desde o início da pandemia, mas o do Rio Grande do Norte foi o primeiro confirmado pelo Ministério da Saúde porque foi o único a preencher determinados requisitos, sendo o principal deles a distância entre as datas dos dois contágios: mais de 90 dias.

com informações da página Viver Bem

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS