Redação Pragmatismo
Direita 17/Nov/2020 às 09:13 COMENTÁRIOS
Direita

PF faz buscas na casa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio

Publicado em 17 Nov, 2020 às 09h13

Polícia Federal cumpre mandado de busca e prisão domiciliar contra o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio por burlar decisão de STF. Conhecido como um dos maiores propagadores de fake news do Brasil, ele terá que usar tornozeleira eletrônica a partir de agora

O blogueiro Oswaldo Eustáquio
O blogueiro Oswaldo Eustáquio

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio acordou mais cedo nesta terça-feira (17) com a Polícia Federal na porta de sua casa. Ele é alvo de um mandado de busca e prisão domiciliar por burlar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o blogueiro terá de usar tornozeleira eletrônica.

A ação desta terça faz parte do inquérito que investiga a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Moraes é o relator do caso no STF. Os atos, com a participação de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, levaram pessoas às ruas em nome de reivindicações ilegais, como o fechamento do Congresso e do STF.

A decisão que determinou as buscas na casa de Eustáquio e a prisão domiciliar aponta que blogueiro descumpriu medidas cautelares impostas a ele no inquérito. Ele deve avisar as autoridades caso saia de Brasília e não pode postar nas redes socias, ordens que, segundo a Justiça, foram descumpridas.

Em junho, Eustáquio foi alvo de prisão temporária, também no inquérito dos atos antidemocráticos. Ele estava em Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai, e as autoridades entenderam que havia risco de fuga.

Mesmo sem poder sair de Brasília sem autorização prévia, Eustáquio recentemente foi a São Paulo, onde fez uma gravação contra Guilherme Boulos (PSOL) com acusações falsas. O vídeo foi utilizado pelo candidato Celso Russomanno.

Dias depois, no entanto, a Justiça Eleitoral ordenou a retirada do ar do vídeo e, em seguida, determinou a suspensão da conta dele no YouTube. A decisão veio após a campanha de Boulos entrar com uma ação acusando o blogueiro de propagar fake news.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS