Redação Pragmatismo
Eleições 2020 19/Nov/2020 às 10:28 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Ibope mostra virada de Marília Arraes sobre João Campos no Recife

Publicado em 19 Nov, 2020 às 10h28

Primeira pesquisa do Ibope no 2º turno das eleições no Recife mostra virada de Marília Arraes (PT) sobre o primo João Campos (PSB). Apesar da disputa em família, candidatos não têm poupado ataques. Veja os números

marilia arraes joao campos recife
Marilia Arraes e Joao Campos (Reprodução/Redes sociais)

Pesquisa do Ibope divulgada para o segundo turno no Recife mostra que Marilia Arraes (PT) aparece numericamente à frente na disputa, com 45% das intenções de votos. João Campos (PSB) tem 39%. Brancos e nulos somaram 15%. Não sabem ou não responderam foram 1%.

A pesquisa do Ibope também apontou as intenções espontâneas de voto. Neste caso, os entrevistados respondem em quem pretendem votar, mas sem que lhe sejam apresentados nomes dos candidatos. O resultado ficou da seguinte forma: Marília 41% e Campos 37%.

Campos venceu a eleição no primeiro turno. Ele obteve 29,1% dos votos válidos (233 mil) contra 27,9% (223 mil) de Marília.

Foram entrevistadas 1.001 pessoas, presencialmente, entre os dias 16 e 18 de novembro. A pesquisa Ibope tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro de 3 pontos.

Ataques

Apesar do parentesco (Marília e João são primos de segundo grau), os candidatos não têm poupado ataques na campanha. Logo após a definição do primeiro turno, a candidata petista correu para o Facebook dizer que não tinha dúvida de que “o amor vai vencer a política do ódio, da mentira e do dinheiro”.

O dinheiro, no caso, era uma provocação não muito barata ao primo rico, que conseguiu do fundo eleitoral quase o triplo das verbas acessadas pela prima, que fez uma campanha mais humilde até aqui.

Na disputa pela prefeitura do Recife, a campanha de João Campos tem o suporte de duas gigantes máquinas públicas: a do governo do estado de Pernambuco e a da própria prefeitura da capital.

INTENÇÃO DE VOTO RECIFE

Marília Arraes (PT): 45%
João Campos (PSB): 39%
Em branco/nulo: 15%
Não sabe/não respondeu: 1%

VOTOS VÁLIDOS (EXCLUÍDOS BRANCOS E NULOS)

Marília Arraes (PT): 53%
João Campos (PSB): 47%

Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

SEGMENTOS

De acordo com o Ibope, Marília Arraes se destaca entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (54%). As menções à petista também evoluem conforme cresce o grau de instrução do entrevistado, visto que conquista 38% entre os menos escolarizados, indo para 49% entre os mais instruídos.

Já as intenções de voto em João Campos aumentam conforme diminui o grau de instrução e renda do entrevistado: tem 52% entre eleitores com ensino fundamental, recuando para 33% entre os que têm ensino superior.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS