Redação Pragmatismo
EUA 05/Nov/2020 às 16:58 COMENTÁRIOS
EUA

Filho de Trump divulga vídeo falso de homem queimando saco com cédulas de votos

Publicado em 05 Nov, 2020 às 16h58

Fake news: Filho de Trump divulga vídeo de homem colocando fogo em um saco plástico que estaria cheio de votos a favor do atual presidente dos EUA. O conteúdo é comprovadamente falso

eric trump filho
Eric Trump, filho do presidente dos EUA

O Twitter retirou do ar um vídeo divulgado por Eric Trump, filho do atual presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Donald Trump.

As imagens mostravam um homem queimando um saco plástico cheio de papeis que, segundo sua postagem, dava a entender que seriam 80 cédulas eleitorais, “todas para o Trump”. O vídeo, na verdade, foi filmado dias atrás e o saco que aparece na gravação continha cédulas de testes anteriores às eleições.

As autoridades do estado da Virginia emitiram comunicado informando que o conteúdo do vídeo é falso e, por isso, a postagem foi excluída do microblog. Já no Facebook, onde o conteúdo foi compartilhado em algumas páginas de apoio ao republicano, o vídeo segue podendo ser visto acompanhado de um aviso de que se trata de “conteúdo falso”.

As reações da equipe de campanha e do próprio Trump são motivadas por uma vantagem do candidato democrata, Joe Biden, nos resultados apurados até o momento.

As redes de apoio trumpistas chegaram a dizer que há indícios de que 10 mil votos irregulares tenham sido recebidos no estado de Nevada. Crucial na decisão do próximo nome a ocupar a Casa Branca, o estado retomou a apuração das urnas.

A estratégia de atuação da família de Trump no Twitter e nas redes sociais é muito semelhante ao que ocorre no Brasil. Os filhos de Jair Bolsonaro são conhecidos pela disseminação de fake news — o que motivou, inclusive, uma abertura de CPI no Congresso Nacional.

“Parem a contagem”

Desde ontem, o presidente americano exige que a apuração dos votos seja interrompida, alegando que o Partido Democrata tenta fraudar a votação que determinará quem liderará os Estados Unidos pelos próximos quatro anos. “Parem a contagem”, escreveu Trump no Twitter, em Caps Lock.

Isso só aumentou a tensão em um momento de forte polarização do país, em meio às medidas legais tomadas pela campanha de Trump em vários Estados-chave para determinar o ganhador: Wisconsin, Michigan, Pensilvânia e Geórgia.

Ainda na quarta-feira, mesmo sem a contagem de todos os votos ter acabado, Trump se declarou o vencedor e denunciou a suposta tentativa de fraude, sem qualquer evidência disso.

Resultado definitivo

Há uma particularidades das eleições deste ano, realizadas em meio à pandemia: houve um maior número de votos por correio, e há diferentes regras nos Estados sobre quando começar a contar e divulgar o resultado dessas votações.

Outro dado crucial para entender a situação é que as pesquisas realizadas com eleitores registrados mostravam que os democratas tinham maior intenção de votar pelo correio, enquanto os republicanos preferiam ir votar no dia da eleição.

Apesar de, oficialmente, a apuração nos Estados Unidos estar perto do fim, o resultado definitivo pode demorar meses para sair.

No ano 2000, quando o republicano Georde W. Bush e o democrata Al Gore disputaram a presidência dos EUA, foi preciso esperar cinco semanas para a nomeação do vencedor, depois de uma extensa batalha na Suprema Corte.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS