Redação Pragmatismo
Eleições 2020 15/Nov/2020 às 11:29 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Eleições 2020: Veja as últimas pesquisas eleitorais em todas as capitais do Brasil

Publicado em 15 Nov, 2020 às 11h29

Confira as últimas pesquisas eleitorais feitas pelos principais institutos em todas as capitais do Brasil

pesquisas eleitorais capitais 2020
(Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram, neste sábado, pesquisas sobre a intenção de voto nas eleições municipais nas principais cidades do Brasil. A votação para prefeito e vereador acontece neste domingo, 15 de novembro.

Os números abaixo levam em conta os votos válidos, descartados os eleitores que se disseram indecisos ou que votarão branco ou nulo.

O horário de votação foi ampliado neste ano de 7h às 17h devido à pandemia do coronavírus. Confira abaixo o resultado das pesquisas em todas as capitais do Brasil.

Região Norte

Rio Branco (AC)

A pesquisa mais recente divulgada pelo Ibope indica um empate técnico entre três candidatos na liderança da corrida eleitoral. Tião Bocalom (PP) lidera a pesquisa, divulgada na terça-feira, com 31% das intenções de votos válidos. Logo atrás deles estão o ex-petista e agora tucano Minoru Kinpara (PSDB), com 24%, e a atual prefeita, Socorro Neri (PSB), também com 24%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número AC-07015/2020.

Manaus (AM)

A pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta-feira aponta para um empate técnico entre os ex-governadores do Amazonas, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Amazonino, que tenta comandar a Prefeitura pela quarta vez, aparece com 26% das intenções de voto válidos, enquanto Almeida tem 20%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), que tem 15%. A pesquisa mostra ainda que o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) ocupa a sexta posição, com 9%. A pesquisa tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada junto à Justiça Eleitoral com o número AM-04545/2020.

Belém (PA)

O deputado federal e ex-prefeito Edmílson Rodrigues (PSOL) aparece na liderança da pesquisa Ibope neste sábado. Segundo o levantamento, ele tem 38% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar há um empate técnico entre os candidatos Priante (MDB), apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), com 17%, e Delegado Federal Eguchi (Patriota), com 13%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PA-02952/2020 e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Porto Velho (RO)

Na capital de Rondônia, o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB) tenta a reeleição e lidera a pesquisa de intenção de voto mais recente do Ibope, divulgada na quarta-feira, com 38% das intenções de votos válidos. Na segunda colocação há um empate técnico entre cinco candidatos: Vinícius Miguel (Cidadania) tem 15%, Cristiane Lopes (PP) tem 14%, Dr. Breno Mendes (Avante) tem 9%, Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade) tem 7%, e Lindomar Garçon (Republicanos) tem 6%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e ela foi registrada com o número RO-09335/2020.

Boa Vista (RR)

O deputado federal Ottaci (Solidariedade), de oposição, e o vice-prefeito da capital Arthur Henrique (MDB) estão empatados, com 32% e 31% da intenção de votos válidos na última pesquisa Ibope. Eles devem ir juntos ao segundo turno. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e a pesquisa foi registrada sob RR-07759/2020.

Palmas (TO)

Apoiada pelo líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB), a candidata do PSDB Cinthia Ribeiro está na frente nas pesquisas. Atual prefeita, Cinthia assumiu o mandato após Carlos Amashta (PSB) ter renunciado ao cargo para disputar o governo do estado, tendo sido derrotado. Ela tem 42% das intenções de votos válidos, seguida por Eli Borges (Solidariedade), 11%; Tiago Amastha Andrino (PSB), 11%; Professor Júnior Geo (PROS), 10%; e Vanda Monteiro (PSL), 9%. A pesquisa foi divulgada na sexta-feira (13), sob o número TO-00369/2020.

Macapá (AP)

As eleições na capital do Amapá foram adiadas devido ao apagão que deixou o estado sem energia por vários dias seguidos. Na última pesquisa, divulgada nesta semana, o empresário Josiel Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), caiu nove pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto, passando de 35% para 26%. O ex-senador João Capiberibe (PSB) teve redução de 17% para 13% e está tecnicamente empatado com outros dois candidatos, Dr. Furlan (Cidadania) e Patrícia Ferraz (Podemos). O registro da pesquisa é AP-04406/2020.

Região Nordeste

Maceió (AL)

O candidato da família Calheiros, Alfredo Gaspar (MDB), lidera numericamente com 32% da intenção de votos válidos, seguido pelo deputado federal João Henrique Caldas (PSB), que tem 28%. O deputado estadual Davi Davino Filho (PP), que tem o apoio do deputado federal Arthur Lira (PP), aparece em terceiro, com 24%. Considerando a margem de erro de quatro pontos, os três estão empatados. A pesquisa Ibope foi divulgada na quarta-feira e está registrada no TSE com o número AL-00463/2020.

Salvador (BA)

O candidato do atual prefeito, ACM Neto, segue à frente da corrida. Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado, Bruno Reis (DEM), vice-prefeito da cidade, tem 66% da intenção de votos válidos, maioria que deve assegurar a ele uma vitória no primeiro turno. A segunda colocada é Major Denice (PT), com 17%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro é BA-06193/2020.

Fortaleza (CE)

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado apontam para um segundo turno entre os candidatos dos irmãos Gomes, Sarto (PDT), e do presidente Jair Bolsonaro, Capitão Wagner (Pros). Considerando os votos válidos no Ibope e Datafolha, respectivamente, Sarto aparece com 32% nos dois institutos, Wagner com 30% e 31% e Luizianne Lins, candidata do PT, com 20% e 19%. Os levantamentos estão registrados no TSE com os números CE-07648/2020 (Ibope) e CE-00463/2020 (Datafolha).

São Luís (MA)

O candidato da oposição Eduardo Braide (Podemos) aparece isolado na dianteira das pesquisas, enquanto dois dos sete candidatos do governador Flávio Dino (PCdoB) tentam chegar ao segundo turno. A disputa pela segunda vaga está entre Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM). De acordo com pesquisa Ibope divulgada na sexta, Braide tem 41% dos votos válidos, enquanto Júnior e Evangelista aparecem com 19%. O número da pesquisa no TSE é MA-08294/2020.

João Pessoa (PB)

O ex-governador Cícero Lucena (PP) cresceu nas pesquisas no último mês e tem, na pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 27% da intenção de votos válidos na capital da Paraíba. Em segundo lugar, com 19%, está Nilvan Ferreira (MDB), radialista líder de audiência e defensor de pautas bolsonaristas. Com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, Nilvan está empatado tecnicamente com Ruy Carneiro (PSDB), que tem 16%. O registro da pesquisa no TSE é PB-09109/2020.

Recife (PE)

O candidato do PSB, João Campos, mantém a liderança na corrida à prefeitura, segundo pesquisas Datafolha e Ibope. Aliado do atual prefeito, Geraldo Julio (PSB), o filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos aparece com 34% dos votos válidos na primeira pesquisa e 39% na segunda. Os levantamentos, no entanto, trazem uma divergência sobre os possíveis adversários no segundo turno. No Datafolha, Marília Arraes (PT) aparece empatada tecnicamente com Mendonça Filho (DEM), ambos marcando, respectivamente, 25% e 23% dos votos válidos. Já no cenário do Ibope, a petista tem 26%, contra 18% do candidato do DEM. Delegada Patrícia Domingos, do Podemos, apoiada por Jair Bolsonaro, não disputaria o segundo turno, segundo as projeções. Ela marca 13% no Datafolha e 14% no Ibope. As pesquisas estão registradas no TSE sob os números PE-02565/2020 (Ibope) e PE-05321/2020 (Datafolha).

Teresina (PI)

Na capital do Piauí, o deputado estadual Dr. Pessoa (MDB), apoiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, manteve a liderança no último Ibope, com 39% da intenção de votos válidos. Em segundo lugar, com 24%, está Kleber Montezuma (PSDB), apoiado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Dr. Pessoa, porém, apresentou queda em relação à última pesquisa, quando tinha 44% das intenções de votos válidos. A pesquisa foi registrada com o número PI-02593/2020.

Natal (RN)

O candidato à reeleição, Alvaro Dias (PSDB), é o favorito para vencer já no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Ele aparece com 62% dos votos válidos, seguido por Senador Jean, do PT, com 10%, e Delegado Leocádio (PSL), com 8%. Hermano Morais (PSB) marca 6% e Kelpes (Solidariedade), 5%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN‐05478/2020.

Aracaju (SE)

O atual prefeito e candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PDT), é o favorito na disputa, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira. Ele tem 42% dos votos válidos, segundo o instituto. Delegada Danielle (Cidadania), que se candidata pela primeira vez, está em segundo lugar, com 25% dos votos válidos. Rodrigo Valadares (PTB), que se diz o candidato de Jair Bolsonaro, marca 11%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SE‐05332/2020.

Região Centro-Oeste

Goiânia (GO)

O candidato Maguito Vilela (MDB) aparece na liderança, com 33% dos votos válidos, e numericamente à frente de Vanderlan Cardoso (PSD), que marca 29%. Após ser infectado pela Covid-19 durante a campanha, Maguito foi internado e chegou a ser entubado. Ele não poderá votar e será representado pelo seu vice no domingo. A campanha do MDB diz que a evolução da recuperação é boa e que o político já se alimenta por via oral. Em terceiro lugar aparece a Delegada Adriana Accorsi, do PT, com 16%. O número da pesquisa no TSE é GO-03599/2020.

Cuiabá (MT)

O atual prefeito da cidade, Emanuel Pinheiro (MDB), está empatado tecnicamente com o vereador Abílio Moumer (Podemos). Abílio é apoiado pelo vice do atual prefeito, Niuan Ribeiro (Podemos), que rompeu politicamente com Pinheiro em julho e teve todo o seu gabinete exonerado. Na pesquisa Ibope, Abílio aparece com 32% das intenções de votos válidos, seguido por Pinheiro, que tem 31%; Gisela Simone (PROS), 16%; e Roberto França (Patriota), 14%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e a pesquisa foi divulgada na quinta-feira (12) e registrada sob o número MT-05359/2020.

Campo Grande (MT)

O atual prefeito, Marquinhos Trad (PSD) lidera com folga a disputa para a reeleição e pode vencer no primeiro turno, de acordo com a pesquisa Ibope mais recente, divulgada na quarta-feira. Ele conta com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM). Segundo o último levantamento, Trad tem 56% das intenções de votos válidos. O segundo colocado, o Promotor Harfouche (Avante), tem 11%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o número de registro é MS-02582/2020.

Brasília (DF)

A capital federal não tem prefeito nem vereadores e, portanto, não tem eleições neste ano.

Região Sudeste

Vitória (ES)

Delegado Pazolini (Republicanos) cresceu de 20% para 27% da intenção de votos válidos na pesquisa Ibope divulgada neste sábado. Já Gandini (Cidadania), candidato apoiado pelo atual prefeito, Luciano Rezende (Cidadania), ficou estagnado com 26%, mesma porcentagem de João Coser (PT). Três candidatos, portanto, empatados em primeiro lugar, trazendo indefinição sobre quem irá para o segundo turno. O registro da pesquisa no TSE é ES-09100/2020.

Belo Horizonte (MG)

Pesquisas Datafolha e Ibope apontam que o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve se reeleger em primeiro turno com uma larga vantagem. No levantamento Ibope, Kalil aparece com 69% dos votos válidos, seguido por João Victor Xavier (Cidadania), com 11%. Já no Datafolha, Kalil tem 72% e Xavier 9%. Bruno Engler (PRTB), candidato de Bolsonaro, tem 6% no Datafolha e 4% no Ibope, e Rodrigo Paiva (Novo), candidato do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), tem 2% e 1%. Os levantamentos estão registrados no TSE com os números MG-02582/2020 (Datafolha) e MG-08302/2020 (Ibope).

São Paulo (SP)

O atual prefeito Bruno Covas (PSDB) aparece na liderança das pesquisas e deve ir ao segundo turno com Guilherme Boulos (PSOL), Márcio França (PSB) ou Celso Russomano (Republicanos), que disputam a segunda vaga. No Datafolha, Covas teve 37% dos votos válidos, Boulos, 17%, França, 14%, e Russomanno, 13%. Já o Ibope apontou Covas com 38%, Boulos, com 16%, e Russomanno e França empatados com 13%. As pesquisas foram registradas com os número SP-01587/2020 (Datafolha) e SP-09660/2020 (Ibope), e margens de erro de dois (Datafolha) e três (Ibope) pontos percentuais.

Rio de Janeiro (RJ)

A corrida pela prefeitura do Rio se afunilou na véspera do primeiro turno e segue com cenário indefinido, segundo pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado. Eduardo Paes continua na liderança, com a preferência de cerca de um terço do eleitorado: 35%, de acordo com o Ibope, e 33% para o Datafolha. Mas seu adversário no segundo turno ainda é incerto. Nas duas pesquisas o segundo colocado numericamente é o atual prefeito Marcello Crivella (Republicanos), com 16% no Ibope e 18% no Datafolha. No Ibope, ele está tecnicamente empatado com Benedita da Silva (PT), 13%, e Martha Rocha (PDT), 11%. No Datafolha, Crivella está empatado com Martha, 13%, mas não com Benedita, que tem 10%. As duas pesquisas tem margem de erro de três pontos percentuais. As pesquisas estão registradas no TSE sob os números RJ-02939/2020 (Ibope) e RJ-08430/2020 (Datafolha).

Região Sul

Curitiba (PR)

No Paraná, os eleitores da capital devem reeleger o prefeito Rafael Greca (DEM) já no primeiro turno, de acordo com o Ibope. A pesquisa deste sábado apontou que ele lidera com 56% dos votos válidos. Na sequência, aparecem Goura (PDT), com 11%, e Fernando Francischini (PSL), com 8%. O levantamento foi registrado com o número PR-05712/2020 e a margem de erro é de três pontos percentuais.

Florianópolis (SC)

A pesquisa Ibope desde sábado aponta que o prefeito Gean Loureiro (DEM) tem 62% da intenção de votos válidos e deve ser reeleito no primeiro turno, neste domingo. Atrás dele, aparecem Professor Elson (PSOL), com 16%, Pedrão (PL), com 10%, e Angela Amin (PP), com 9%. O levantamento foi registrado com o número SC-00237/2020 e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Porto Alegre (RS)

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) apareceu com 40% da intenção de votos válidos na pesquisa Ibope divulgada neste sábado e deve ir ao segundo turno. Sebastião Melo (MDB) aparece com 25% e deve ser seu adversário, mas o atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), tem chances de desbancá-lo, com 17%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado com o número RS-02998/2020.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

COMENTÁRIOS