Redação Pragmatismo
Eleições 2020 28/Nov/2020 às 19:41 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Candidato a prefeito falsifica notícia da Folha na véspera da eleição

Publicado em 28 Nov, 2020 às 19h41

Candidato de Bolsonaro e Cássio Cunha Lima fez peça publicitária com a informação falsa e chegou a distribuir release para a imprensa local. Ele apagou a postagem após a Folha se pronunciar oficialmente

Nilvan Ferreira
Nilvan Ferreira

Candidato que disputa a prefeitura de João Pessoa (PB) neste segundo turno, Nilvan Ferreira (MDB) falsificou um texto da Folha de S.Paulo neste sábado (28) para dizer que é favorito na eleição de amanhã.

“Deu na Folha. João Pessoa vai ter virada”, publicou Nilvan, que é bolsonarista e apadrinhado nessas eleições pelos ex-governadores José Maranhão (MDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB).

A Folha se pronunciou instantes depois: “Em nenhum momento este jornal afirmou que houve ou haverá uma virada nas eleições na capital paraibana, onde Nilvan disputa o segundo turno com o ex-prefeito Cícero Lucena”, publicou o jornal.

Além de ter sido postada em redes sociais como o Instagram e Facebook, a peça publicitária com informações falsas também foi compartilhada em aplicativos de mensagens como WhatsApp e circulou por grupos de eleitores de João Pessoa.

A equipe de campanha de Nilvan Ferreira também enviou um material com as informações falsas para veículos da imprensa local, que acabaram repercutindo a fake news integralmente.

Depois que a Folha se manifestou oficialmente, Nilvan apagou as postagens nas redes sociais e os sites da imprensa paraibana estão publicando retratações.

Segundo a última pesquisa Ibope para a prefeitura de João Pessoa publicada na noite deste sábado (28), Cícero Lucena tem 58% dos votos válidos e Nilvan Ferreira 42%. Levantamentos de outros institutos divulgados nesta mesma semana apontam uma diferença de pelo menos oito pontos percentuais entre Cícero e Nilvan.

COMENTÁRIOS