Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 26/Nov/2020 às 15:41 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Agressor de mulheres, ex-diplomata Renato de Ávila é condenado a 5 anos de prisão

Publicado em 26 Nov, 2020 às 15h41

A ex-namorada e professora Joyce Paiva chegou a ter um dos dentes arrancados por Renato de Ávila. Na sentença, juiz afirma que o ex-diplomata “é um agressor inveterado das mulheres com quem se relaciona” e uma “pessoa de personalidade machista, que vê na mulher mero objeto de satisfação de suas vaidades”

Renato de Avila Viana
Renato de Avila Viana

Bela Megale, Agência Globo

O ex-diplomata Renato de Ávila Viana foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por agredir a professora Joyce Paiva, que chegou a ter um de seus dentes arrancado com uma cabeçada do ex-namorado. A vítima precisou ser submetida a uma cirurgia plástica reparadora.

Na sentença, Wellington da Silva Medeiros, juiz substituto da Vara Criminal de Águas Claras (DF), determinou que o início do cumprimento da pena seja em regime fechado. Ele também decretou a prisão preventiva de Renato. A decisão é de 22 de outubro, mas o agressor segue solto. Essa é a terceira condenação do ex-diplomata em processos movidos por Joyce. Ele chegou a ficar preso por cerca de cinco meses e hoje cumpre pena em liberdade.

“Mesmo em terapia há quatro anos, esse agressor ainda é motivo dos meus pesadelos. Com ele solto, a sensação que tenho é que parece que “está tudo bem” o que ele fez contra mim e outras mulheres. É muito ruim carregar essa sensação de impunidade. E a minha luta é para dizer que não tá tudo bem e que ele precisa responder pelo que fez. Busco forças, porque não sou só eu que passa por isso”, disse Joyce.

Na sentença, o juiz afirma que o ex-diplomata “é um agressor inveterado das mulheres com quem se relaciona” e uma “pessoa de personalidade machista, que vê na mulher mero objeto de satisfação de suas vaidades”.

O magistrado cita casos de outras cinco mulheres que foram vítimas de agressão do ex-diplomata, destaca seus “maus antecedentes” e aponta outro processo que ele responde por agredir uma ex-namorada. “Na vida adulta do réu, foi uma mulher agredida, no máximo, a cada dois anos. Assim, nada me leva a crer que, no próximo namoro não exitoso, o réu admitirá o término da relação pacificamente”, afirmou Medeiros.

A sentença cita diferentes episódios em que Joyce foi agredida por Renato. Após um deles, em que seu dente caiu por causa de uma cabeçada do ex-diplomata, ela viveu outro ataque meses depois, como descreve o juiz.

“O réu jogou a declarante de um lado para outro do apartamento, forçou a mão sobre a boca da declarante e alternava tentativas de beijos com outros tapas. Por fim, depois de o dente da vítima ter caído, o réu o recolheu e disse que ia embora, ameaçando deixar a ofendida ‘desdentada’.”

O magistrado aponta que o crime deixou “graves consequências de ordem psicológica, social e acadêmica à vítima”. A professora relatou que, desde as agressões, luta contra depressão, tentou suicídio no ano passado e abandonou sua segunda faculdade. Joyce também afirmou que se sente “uma piada para a sociedade, por não ter um dente frontal”.

Renato de Ávila Viana foi demitido em 2018 pelo Itamaraty após diversas denúncias de violência contra mulheres. Até a publicação desta nota, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios não informou porque o diplomata não foi preso, apesar da ordem de prisão preventiva ter sido emitida há mais de um mês.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS