Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 21/Set/2020 às 18:11 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Ministro diz que chuva no Pantanal é "obra de Bolsonaro" e vira piada

Publicado em 21 Set, 2020 às 18h11

Ministro diz que chuva no Pantanal é ‘obra’ de Bolsonaro. Presidente esteve na região na última sexta-feira e foi recebido e homenageado por fazendeiros

fogo no pantanal
(Imagem: Governo do MS)

A chuva que caiu no fim de semana no Pantanal e no Cerrado sul-mato-grossense somada à força-tarefa de bombeiros, brigadistas do Ibama e ICMBio ajudaram a reduzir os focos de incêndio nestas regiões. O governo estadual de Mato Grosso do Sul diz que a situação ainda é de alerta.

No Mato Grosso, a chuva que caiu na madrugada deste domingo (20) na região do Pantanal, embora considerada fraca, também amenizou os focos de calor na região.

Nas redes sociais, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Ramos, “atribuiu” a chuva ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que visitou a região na última sexta-feira, 18.

“Após a visita do nosso Pres Bolsonaro ao Mato Grosso no dia 18 Set, no dia seguinte começa chover !! Deus está com nosso Pres e continuará a abençoar o Brasil, em que pese todas as campanhas contra esse governo! Vamos em frente vencendo os desafios e transformando o Brasil”.

Nas redes sociais, muitos internautas debocharam a fala do ministro insinuado a relação da chuva com o fato do presidente ter ido ao Pantanal.

“A cada dia se confirma: pouca coisa é mais burra que os generais que apoiam Bolsonaro”, escreveu um internauta.

“Esse governo é nefasto, é maligno! Deus ajudou pq o governo nada faz, não se importa com a fauna e a flora. Malditos! Imagina depender de Deus o tempo todo quando se tem poder para AGIR!!!!”, disse outra.

Fogo criminoso

Segundo os últimos dados do Ibama, os incêndios já destruíram ao menos 1.165 milhão de hectares de vegetação do bioma do lado de Mato Grosso do Sul. O estado está em situação de emergência ambiental.

A Polícia Federal investiga os responsáveis por alguns destes focos de incêndio. Através de análises de imagens de satélites, os policiais chegaram à suspeita de que fazendeiros da região da Serra do Amolar teriam colocado fogo em vegetação para transformação em área de pastagem.

Uma operação cumpriu mandados de busca e apreensão em propriedades rurais e o dono de uma delas foi preso em flagrante por posse irregular de arma e de munições.

Recomendações

COMENTÁRIOS