Redação Pragmatismo
Saúde 04/Set/2020 às 13:05 COMENTÁRIOS
Saúde

Médica picada por cobra em cachoeira é transferida para SP

Publicado em 04 Set, 2020 às 13h05

Médica picada por cobra durante banho em cachoeira em MT é transferida de avião para o Hospital Israelita Albert Einstein em SP. Ela deve passar por uma nova cirurgia nesta sexta-feira

Dieynne Saugo
(Imagens de Dieynne Saugo)

Picada por uma cobra jararaca durante um banho na Cachoeira Serra Azul, em Nobres (MT), a médica Dieynne Saugo foi transferida de avião na noite dessa quinta-feira (3) do Complexo Hospitalar de Cuiabá para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP).

Dieynne está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde domingo (31). A família disse que optou pela transferência porque os leitos dos hospitais de Cuiabá estão lotados por causa da pandemia da Covid-19 e os médicos especialistas sobrecarregados. Ela passou por transfusão de sangue na tarde de quinta-feira.

A expectativa é que Dieynne Saugo passe por uma cirurgia no braço nesta sexta-feira (4). A família faz uma vaquinha online para pagar as despesas da transferência e da internação na capital paulista. Os familiares explicaram que o plano de saúde da médica é estadual e não cobre internação fora de Mato Grosso.

Na terça-feira (1°), a médica passou pelo procedimento de traqueostomia (pequena abertura na traqueia) para desobstruir as vias aéreas que estavam comprometidas em 70%. Ela chegou ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) vomitando sangue e com edemas. Após receber o soro, ela foi encaminhada ao Complexo Hospitalar.

O local em que ocorreu o incidente fica a mais de 150 km do hospital. Foram cerca de 3 horas até chegar a unidade de saúde para a aplicação do soro.

O médico coordenador do Centro Antiveneno de Mato Grosso (Ciave), José Antônio de Figueiredo, disse que o caso da médica é considerado grave. Ele explicou que Dieynne teve picadas no rosto e no pescoço. Segundo ele, as vias aéreas ficaram comprometidas devido ao inchaço nessas regiões, o que acabou prejudicando a respiração da paciente.

Um vídeo gravado no momento do acidente mostra a médica pedindo socorro. Em outro vídeo, uma testemunha se aproxima da cobra que picou a médica. As imagens foram utilizadas para identificar a espécie.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS