Redação Pragmatismo
Notícias 18/Set/2020 às 16:00 COMENTÁRIOS
Notícias

Juiz Bretas é punido por cortejar Bolsonaro em eventos públicos

Publicado em 18 Set, 2020 às 16h00

Responsável pela Lava Jato no Rio, Marcelo Bretas recebe pena de censura por cortejar Bolsonaro em eventos públicos. Vídeo que rendeu punição ao juiz circula nas redes. Nas imagens, o magistrado fez até dancinha para se mostrar “terrivelmente evangélico”

Bolsonaro e Bretas
Bolsonaro e Bretas

Responsável pela Operação Lava-Jato no Rio, o juiz federal Marcelo Bretas recebeu nesta quinta (17) uma “pena de censura” do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

O TRF2 considerou que houve “superexposição e autopromoção” do magistrado ao participar de dois eventos públicos da agenda do presidente Jair Bolsonaro em fevereiro deste ano. Bretas esteve na inauguração da alça de acesso da Ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha e em um culto evangélico na Praia de Botafogo.

A representação contra o juiz foi aberta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a entidade, Bretas teve atuação político-partidária ao participar dos eventos, o que é vedado à magistratura. A punição foi decidida por 12 votos a 1.

No entendimento do TRF-2, o titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro violou o Código de Ética da Magistratura e a Resolução nº 305/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Mesmo não tendo discursado em momento algum ou praticado gestos, o juiz nada tinha que estar em uma atividade de inauguração com políticos de várias matrizes”, disse o relator em seu voto.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o evento em que Bretas cortejou Bolsonaro. Ao som do missionário R. R. Soares, o juiz fez até dancinha para se mostrar “terrivelmente evangélico”.

Veja abaixo:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS