Redação Pragmatismo
Aborto 02/Set/2020 às 14:12 COMENTÁRIOS
Aborto

Grávida após estupro, menina de 11 anos tem acesso a aborto dificultado

Publicado em 02 Set, 2020 às 14h12

Estuprada pelo padrasto e pelo namorado da avó, menina de 11 anos aguarda há uma semana a realização de um aborto legal. Nesse meio tempo, ela já transitou entre duas cidades sem ter acesso ao procedimento

menina 11 anos grávida estupro
(Imagem ilustrativa)

Uma menina de 11 anos aguarda há uma semana a realização de um aborto legal no município de Mucurici, interior do Espírito Santo.

Vítima de estupros supostamente praticados pelo padrasto e pelo namorado de sua avó, a criança teve a gestação de oito semanas identificada na última quinta-feira (27), durante atendimento médico.

Nesse meio tempo, ela já transitou entre ao menos duas cidades sem ter acesso ao procedimento. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo o promotor responsável pelo caso, Edilson Tigre Pereira, ela também apresenta descolamento de placenta. O suspeito de praticar o crime foi preso preventivamente.

A legislação brasileira assegura o direito ao aborto legal em casos de gravidez após estupro, de feto anencéfalo e quando há risco de morte materna.

De acordo com relatos, na última sexta-feira (28/8) a criança foi encaminhada em um carro comum – e não em uma ambulância – à cidade de São Mateus, localizada a 133 km de distância de sua cidade natal.

Coincidentemente, São Mateus é a mesma cidade de origem da menina de 10 anos que, há duas semanas, precisou viajar a Recife para ter acesso a um aborto legal.

O promotor Edilson Tigre Pereira justifica a transferência com a necessidade de resguardar a vítima. “Eu sugeri a retirada da menina de Mucurici para evitar pressão”, diz. Mas na noite de sábado, a criança já se encontrava em Mucurici novamente.

Inicialmente, a cidade de São Mateus não pôde recebê-la porque a menina capixaba não levava consigo um protocolo médico nem uma decisão judicial.

Uma determinação pela realização do procedimento em caráter de urgência foi expedida pelo Judiciário apenas nesse sábado, mas a criança não estava acompanhada de nenhum responsável legal. A desorganização impossibilitou sua internação.

Na última semana, o governo Bolsonaro publicou uma portaria que obriga médicos a acionar a polícia para a realização de aborto em vítimas de estupro (saiba mais aqui).

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS