Redação Pragmatismo
Aborto 28/Ago/2020 às 15:59 COMENTÁRIOS
Aborto

Governo Bolsonaro obriga médicos a acionar polícia para aborto em vítimas de estupro

Publicado em 28 Ago, 2020 às 15h59

Governo Bolsonaro obriga médicos a acionar polícia para aborto em vítimas de estupro. Portaria publicada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde estabelece quatro etapas a serem cumpridas antes da interrupção da gravidez

portaria aborto estupro brasil
Portaria do governo surge por causa de caso de menina de 10 anos que abortou após ser estuprada pelo tio (Imagem: iStock/iStock)

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que regulamenta o procedimento a ser seguido para autorizar o aborto em casos previstos em lei. Com a medida, os profissionais de saúde ficam obrigados a informar à autoridade policial sobre o acolhimento de pacientes vítimas de estupro.

Os médicos deverão preservar “possíveis evidências materiais” do crime a serem entregues aos policiais, “tais como fragmentos de embrião ou feto que poderão levar à identificação do respectivo autor do crime”.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (28/8), cerca de duas semanas após uma menina de 10 anos ser autorizada a interromper a gravidez por ter sido estuprada pelo próprio tio.

Agora, os profissionais deverão cumprir quatro etapas antes da realização de abortos previstos em leis. São eles:

1. A primeira fase será constituída pelo relato circunstanciado do evento, realizado pela própria gestante, perante dois profissionais de saúde do serviço; a vítima deverá informar local, dia, hora, tipo de violência, além de identificar testemunhas.

2. A segunda fase se dará com a intervenção do médico responsável, que emitirá parecer técnico após detalhada anamnese, exame físico geral, exame ginecológico, avaliação do laudo ultrassonográfico e dos demais exames complementares que porventura houver;

3. A terceira fase se verifica com a assinatura da gestante no Termo de Responsabilidade ou, se for incapaz, também de seu representante legal. O termo conterá advertência expressa sobre a previsão dos crimes de falsidade ideológica e de aborto, caso não tenha sido vítima do crime de estupro;

4. A quarta fase se encerra com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Nessa etapa, a mulher deverá ser esclarecida, segundo o texto, sobre “os desconfortos e riscos possíveis à sua saúde” e sobre os procedimentos que serão adotados.

Agência Brasil

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS