Redação Pragmatismo
Notícias 18/Set/2020 às 13:16 COMENTÁRIOS
Notícias

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Publicado em 18 Set, 2020 às 13h16

Avião com Bolsonaro arremete no Mato Grosso devido à fumaça vinda do Pantanal. Setembro de 2020 já é, com folga, o mês com o maior número de queimadas já registrado em toda a história do bioma

bolsonaro avião

Com céu coberto por uma nuvem de fumaça provocada por intensas queimadas, o avião que levava o presidente Jair Bolsonaro para a cidade de Sinop, em Mato Grosso, teve de arremeter na hora do pouso nesta sexta-feira, 18, pela manhã. A nuvem de fumaça cobre o município e arredores na região e cidades vizinhas, como Cláudia, que tem recebido atuação dos bombeiros, brigadistas e voluntários.

“Aqui, quando nosso avião foi pousar, ele arremeteu. É a segunda vez que acontece na minha vida. Uma vez foi no Rio de Janeiro. Obviamente, é sempre algo anormal de estar acontecendo. No caso, é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez conseguimos pousar. Nós estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil, isso acontece ao longo de anos e temos sofrido crítica muito grande”, afirmou Bolsonaro.

A manobra de arremeter ocorre quando o piloto decide subir novamente com o avião quando a aeronave já está em operação de pouso, em direção ao solo. A aterrissagem da comitiva, que levava ainda os ministros da Defesa, Augusto Heleno, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ocorreu normalmente na segunda tentativa.

Nesta sexta, no discurso a representantes do agronegócio no estado, Bolsonaro minimizou o fogo e disse que há “alguns focos de incêndio pelo Brasil” e que isso acontece ao longo dos anos. “Temos sofrido uma crítica muito grande. Porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, mais interessa aos nossos concorrentes, para o que temos de melhor, que é o nosso agronegócio”, disse.

Bolsonaro também afirmou que o Brasil é “um exemplo para o mundo” ressaltando que a matriz de energia limpa e que “proporcionalmente ocupamos a menor área para agricultura ou pecuária do que qualquer outro país no mundo”. Ele citou o grande potencial do Estado do Mato Grosso como produtor dizendo que o local é o “coração do Brasil”. “Aqui é o local onde conseguiremos verdadeira independência, não só econômica, bem como também perante o mundo, que vai passar a nos respeitar.”

Ainda com quase metade de setembro pela frente, o Pantanal já bateu o recorde histórico de queimadas para todo o mês. Pelo ritmo diário de registro de fogo, setembro de 2020 será, com folga, o mês com o maior número de queimadas já registrado em toda a história no bioma.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS