Redação Pragmatismo
Racismo não 07/Ago/2020 às 16:28 COMENTÁRIOS
Racismo não

Jovem vai ao shopping trocar relógio que comprou no dia dos Pais e é espancado

Publicado em 07 Ago, 2020 às 16h28

Mesmo com a nota fiscal na mão, jovem negro é agredido e acusado de furto em shopping no Rio de Janeiro. Matheus Fernandes foi ao local para trocar um relógio que comprou para o Dia dos Pais. "Fui tratado como se não fosse nada e ainda colocaram uma pistola na minha cabeça"

matheus fernandes shopping
Matheus Fernandes foi agredido por dois homens armados dentro de shopping

O jovem negro Matheus Fernandes, de 18 anos, foi espancado e ameaçado por dois homens no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (6). Ele foi ao centro comercial para trocar um relógio que havia comprado para o Dia dos Pais.

Imagens divulgadas nas redes sociais pelo primo da vítima mostram Matheus no chão, imobilizado por um homem de camisa vermelha. Outro homem, de camisa preta, participa da ação. Pessoas que estavam no shopping se aproximam e exigem que ele seja solto.

Matheus trabalha como entregador de comida por aplicativo. Ele disse que percebeu que estava sendo seguido por homens à paisana e foi abordado por eles dentro da Renner do Plaza, quando ainda esperava para ser atendido.

Os agressores ainda não foram identificados pela polícia. Segundo a Loja Renner e o Ilha Plaza Shopping, onde Matheus foi fazer a troca do presente, os agressores não são funcionários deles.

“Estava esperando pelo atendimento quando ele se aproximou de mim e disse: ‘Vamos ali’. Eu disse que não sairia dali e que não era nenhum ladrão. Fui tratado como se não fosse nada, e ainda colocaram uma pistola na minha cabeça. E por que isso? Porque estou com um relógio bacana sou ladrão? Não sou ladrão, não”.

As imagens mostram que um segurança do Plaza chegou a presenciar a agressão, mas, no momento em que o vídeo era gravado, ele não tomou nenhuma providência. Só depois que clientes do shopping reclamaram das agressões, os dois homens saíram.

Matheus ainda afirmou que os homens pegaram o documento dele. “Um deles devolveu minha carteira, mas não meu cartão”.

De acordo com a 37ª DP (Ilha do Governador), foi aberta investigação para apurar o caso e a vítima será ouvida nesta sexta-feira na delegacia.

“As imagens do circuito interno do shopping estão sendo solicitadas para que possam ser analisadas. Outras diligências estão em andamento”, informou a Polícia Civil.

Renner e Ilha Plaza Shopping

Abaixo, confira as notas divulgadas pela Lojas Renner e pelo Ilha Plaza Shopping:

A Renner informa que repudia e não compactua com qualquer forma de violência e discriminação. Estamos tomando as medidas necessárias para esclarecer o fato e já nos colocamos à disposição do Matheus Fernandes para dar o suporte necessário. A empresa reitera que não teve qualquer relação com o episódio em questão. No processo de apuração interna sobre o caso, ficou claro que os agressores não integram o quadro de colaboradores ou de prestadores de serviço da Renner (Lojas Renner).

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Os agressores não são funcionários do shopping. O nosso vigilante atuou de forma a controlar a situação. Estamos buscando as informações internamente sobre o que teria acontecido para tomarmos as medidas cabíveis. O shopping repudia a violência e iremos colaborar com as autoridades (Ilha Plaza Shopping).

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS